sexta-feira, 5 de abril de 2013

Organizar é tudo: Mesas

O Coelho da Páscoa passou por aqui feito no conto, que virou filme, "Alice no País das Maravilhas". Passou março inteiro, correndo, correndo, olhando o relógio, e se sentido atrasado, atrasadíssimo, sempre. Pois o dia infelizmente tem menos horas do que nosso lado coelho precisa. Sempre assumindo mais tarefas do que a nossa possibilidade e disponibilidade diárias. Protelando, complicando e se culpando. E assim, o blog foi ficando, dia após dia, cada dia... mais... vazio. No vácuo. 

Primeiro, foram-se as idéias, pois elas se canalizaram para nossas cestinhas de Páscoa. Depois, faltou presença, pois mergulhamos fundo no "País das Maravilhas" que são as festas e busca por deixar a todos encantados com nossos quitutes e arrumações. E, assim, nosso blog quase foi esquecido no fundo do buraco, daquela árvore oca, como no conto vitoriano.





Também o momento da Quaresma pedia mais reflexão. Para onde estamos indo, como vamos, quais os companheiros queremos continuar levando nestas trilhas, por quais batalhas, tal como Alice, vamos lutar. Momento de calibração, de selecionar e organizar coisas, o plano de negócios, as contas, o escritório e, sobretudo, a casa. Momento também de sugar todas as receitas possíveis e imagináveis dos meus mestres, dos meus ídolos, dos meus pares, meus concorrentes, amigos e quem mais passar por aí. Não se arrisque. Aprender com quem já faz brilhantemente e talvez loucamente, como o Chapeleiro Maluco do filme. Com alegria e uma explosão de cores.




E aí, após uma grande viagem de cores e sabores, ainda não dá vontade de publicar nenhuma receita. Apesar de elas estarem salteando no meu fogão. Mas, vem a calhar falar de organização. Organização e disposição de mesas.


 Começa pela do chá. Inspirada na célebre cena do chá. O coelho, Alice e o Chapeleiro e aquela mesa repleta de coisas lindas. Nós amamos fazer isto aqui também! Então aí vai um desenho que demonstra como uma mesa básica de chá deve ser posta.




Para aqueles que não curtem muito o gênero vitoriano. Algo mais prático para o dia a dia. Mesas de almoço e jantar. Todo mundo tem dúvida. Muita gente me pergunta sempre. Já vi por aí muita mesa toda trocada, garfo do lado em que deve ficar a faca, copo na frente do prato, prato quase caindo pela borda etc e tal. Tudo bem. Não sabe. Eu também não soube um dia. Mas, agora, divido com vocês os desenhos que carrego em minha mente sempre em situações informais ou formais.



Passado o encontro com o anfitrião ou anfitriã, que deve ter sempre um sorriso largo no rosto, a felicidade do convidado se completa com a arrumação da recepção. E a mesa é sem dúvida o ápice deste negócio de receber bem. Então, vejam aí e se inspirem, arrumem e não errem mais. Estou certa que fará uma grande impressão.



E vamos lá. Vamos continuar com as pedaladas, pois ainda tem um estoque terrível de chocolates de Páscoa por aqui.









BEIJINHOS  =>