terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Férias: Smoothie de Manga com Ameixa Fresca e Manjericão


Senhores Seguidores. Queridos quietos, que não comentam nada, a espreita da próxima receita, do próximo papo. 
O Café Vélo Vert adverte: entraremos de férias HOJE, 08/01/2013, e retornaremos no dia 29/01/2013. 
Após um verão e também um inverno (?!) de muitas aventuras.


Férias. Esta palavra que em português está no plural. E merecia estar mesmo.  É pleonasmo dizer que férias é tudo de bom? Tempo de reciclar energias. Detox do mundo. De desligar a tomada do 220V. De se tornar o centro do seu próprio universo. E como diria Domenico di Masi: tempo do ócio criativo. De revirar o mundo e as entranhas em busca de novidades. Ou seria das próprias verdades, só que esquecidas? Soterradas nos escombros de uma batalha diária?



E é tudo isso que eu espero destas férias. O retorno a minha meninice. Encontrar o passado e a simplicidade esquecida. As primas queridas, Mari e Nana. Aproveitar uns dias com minhas crianças diletas sob sol e no mar. Correr atrás dos guaiamuns e fazer bonecos de barro nas areias pretas do meu Espírito Santo. E depois coroar o final deste período fértil com muita neve para que todo o amor e os momentos felizes fiquem cristalizados para sempre em nossas memórias. É, vou levar minha criança absoluta, a pequena Rainha de Copas, para conhecer o lugar onde tudo começou, digo, o nosso casamento, esta nossa nova pequena grande família de três: 
NY! NY! 


Vou de taxi, desta vez, mas por lá dou jeitinho de
arrumar uma bike.



Uma boa caranguejada no Espírito Santo!
Mas, como sou uma workaholic inveterada, conhecida mundialmente por não conseguir ficar quieta sem arranjar uma sarna pra me coçar, já tem bolão apostando que eu vou trabalhar em alguma caranguejada ou numa certa confeitaria em NY. Que não desgrudarei do Facebook. Que eu não vou me aguentar e vou fazer que nem a Alice, personagem da Ingrid Guimarães, no filme "De pernas pro Ar 2". KKKKKKK. 


Ela achou que eu queria estar no guia do Ducasse.
Quem sabe ele lança J'ame Sampa?
Tô na torcida. Uhuuuu!
Outro dia, minha filha até me perguntou se pretendo abrir meu Café em NY. rs. Disse: "Mãe, sei que vai dar uma vontade irresistível de abrir lá, você pode até achar o lugar, mas você se segura e volta com a gente para São Paulo?" E olha que ela nem viu o filme. Que, aliás, está imperdível. Filme para as férias. Muito ator canastrão, mas você rola de rir. De fato, eu vou me desafiar a parar ao menos uma vez na minha vida. Parar minha bomba relógio que parece até filial daquele banco americano. Never sleeps! Declaro agora: Parada total! E que seja agora. Já! Pois no horizonte vejo... 





A almofada do Café Vélo Vert adverte:
"Trabalhar muito é prejudicial a saúde."
Vejo um Café, uma bicicleta verde, uma obra sem fim, uma cozinha frenética e cheia de gente, uma pia lotada de pratos. E... muitas, muitas contas para pagar. Mas também tem gente que pode estar vendo e apostando num escritório de advocacia, com ar condicionado bem gelado e cheio de investidores lunáticos. O que vier será! Então, que esta parada seja cumprida já, para que quem corre - ops! Dança. - freneticamente desde os 16 anos, possa colocar a cabeça numa almofada e as pernas pro ar. 

Mas não deixo vocês aí no 'stand by' sem uma receitinha não. Aí vai:

Smoothie de Manga com Ameixa Fresca e Manjericão



Ingredientes:

1 manga palmer grande
1 ameixa vermelha 
12 folhinhas de manjericão miúdas e verdes
4 cubos de gelo
1/2 copo de água gelada

Modo de fazer:

Bata tudo no liquidificador e depois sirva em dois copos muito chics e frescos. Delicie-se e ponha os pés pra cima.

E, assim, vou fechando este ciclo maravilhoso, em que eu tive o prazer de escrever cada linha para vocês, agradecendo imensamente pela cativa audiência. 

Mas, pedalem aí até eu volto já.

                 Vou numa bike...








e volto noutra! 


Ui! Já tô congelada!



B2B total!






Boas Férias!



BEIJOS!!!


quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

E o Verão chegou: Salada de Rúcula com Figos Caramelizados e Parma

E o Verão chegou. Que delícia! Na verdade, chegou faz tempo. Mas estávamos tão enlouquecidos e preocupados com o Natal e o Reveillon, que até sonhamos com neve. Lembram-se? Mas agora que esta correria passou, o ano virou, e deu tudo certo, após o balanço final e os agradecimentos, já é tempo de relaxar um pouco e aproveitar as delícias de um Verão. Mesmo aqueles que não estão de férias, é possível aproveitar o início da noite, que ainda parece uma tarde, para um passeio de bike, uma cerveja, desafrouxar a gravata e curtir o por do sol com amigos. E  os afortunados, com um mergulho na praia. Ai que saudades!



O que eu mais gosto no Verão? Ar condicionado? Mosquito? Detesto. Abomino. O trânsito para a praia? Odeio. Torrar no sol até ficar igual a uma carne seca? Também não sou muito fã, não. O que eu gosto mesmo são as frutas. Todas as frutas de Verão. E gosto mais ainda de misturar as frutas nas saladas. Ah, muito bom! E o melhor é aproveitar toda esta fartura para substituir os pratos pesados por uma refeição vitaminada. Uma salada leve com frutas. Detox ou quase-detox, como a salada que escolhi hoje para vocês.

#amotantofrutas. Abacaxi, abacate, bananas, laranjas, lichia, ameixas, melancia, melão, uvas, coco e... figos! Figos carnudos maravilhosos. Figos tentadores. Cheios de vitamina C, potássio, cálcio  e fósforo. Têm ação anticancerígena e no combate a doenças respiratórias. Também possuem ação laxativa leve. Então, proporcionam uma desinflamação do trato intestinal e são ótimos para um período detox. 

Vierge et L'Enfant - Museé du Louvre - Paris
Vejam que o menino esta mordendo um figo.
E, fazendo um parênteses aqui. Corre por aí um boato de que na verdade a "Árvore do Conhecimento" - sabe? - aquela do Paraíso, do Jardim do 
Édem, que Deus decretou como proibida. Mas Eva foi lá e tentada pela cobra, nhac! E depois ainda desgraçou o Adão, que se fez de coitado, mas que adorou. Pois é, corre aí o boato de que não era bem uma macieira, mas uma figueira. E, depois, os dois confusos e envergonhados, com o bafafá que deu com o Todo Poderoso, ainda usaram as folhas da figueira para se cobrir. Ai, ai, ai. Verdade ou boato. Não vou julgar os dois, mas que era uma tentação grande, lá isso era. Tem coisa mais linda e doce que um figo carnudo?



Por isso, a receita de hoje é de uma saladona linda, quase detox, pois vamos usar os figos, mas como também queremos um pouquinho de alegria e proteína, vamos caramelizá-los com açúcar mascavo e adicionar presunto de parma para encanto da galera. O molho é uma simples vinagrete com aceto balsâmico. Também muito bom para prevenir doenças cardíacas.


Salada de Rúcula com Figos Caramelizados e Presunto de Parma



Ingredientes:

1 maço de rúcula
8 figos maduros
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
100 gramas de presunto de parma

Modo de fazer:

Corte os figos em quatro parte e os disponha numa assadeira. Polvilhe o açúcar mascavo sobre os figos e ponha no forno preaquecido a 200˚C até que o açúcar tenha derretido e os figos tenham ficado caramelizados. Retire do forno, deixe esfriar e reserve. Disponha as folhas de rúcula higienizadas num prato raso como uma cama. Por cima desta cama de rúcula, disponha os figos e as fatias do parma. Regue com o molho.

Molho: 6 colheres de sopa de azeite de oliva e 2 colheres de sopa de aceto balsâmico. Sal a gosto. Dissolva o sal no aceto e adicione o azeite. Bata bem para mesclar os ingredientes.

E vamos lá! 

Cheios de vitamina C para enfrentar este entra e sai do ar condicionado, inevitável no Verão, vamos pedalar ao vento no fim desta tarde de Verão.







Beijos!!! :)