segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Dançar Conforme a Música: Salada de Quinua com Queijo Feta



A vida é uma questão de ritmo. Passado o Carnaval, que por  si só já é cheio de ritmo, temos que voltar para nossa vidinha de sempre.  O ritmo dos obstinados. Agora não tem mais desculpa, não. Temos que entrar no ritmo do cumprimento daquelas metas que traçamos no fim do ano passado. Lembra? Já até esqueceu daquelas resoluções, né?  Não foge, não. Chegou a hora de dançar conforme a música. Ou mesmo na corda bamba. Um tango, sofrido. Um samba, com muita alegoria. Sozinho, com seu par ou em grupo, cada um tem a sua música para dançar.  




E, então, voltam aqueles fantasmas que afligem principalmente as mulheres: preciso perder aquele peso extra que adquiri durante as festas, desde de Dezembro, quando começamos a temporada das goludices. Preciso perder logo para enfrentar a Páscoa, daqui a mais ou menos uns quarenta dias, quando vamos cair na jaca novamente. E os homens, geralmente, não assumindo a preocupação com a estética, se afligem com um fantasma ainda maior: o colesterol. 




Mas, não há milagre, não. Para perder peso, não há pílula do dia seguinte. Não adianta tomar aquele 'shake' (recuso-me a falar o nome daquilo!) todo dia e perder um montão - perder um montão de massa muscular, vitaminas e sais minerais (!), se o tal do ritmo não é imposto. Perder peso, viver uma vida mais saudável é puramente uma questão de ritmo. De escolhas diárias. Ou isto ou aquilo. Aqui a palavra de ordem é ter flexibilidade e saber balancear suas escolhas, sem perder o ritmo. E acima de tudo, ter paciência.

Por isso, vou começar o post desta semana com uma saladinha de quinua que aprendi na minha viagem a New York. Salada de quinua com queijo feta. Delicia para dar aquele apoio moral no retorno ao ritmo. Não adianta radicalizar. Tem que ter sabor para que o organismo entre no ritmo devagar. Pouco a pouco e sem parar. Além disso, a quinua é uma ótima fonte de proteínas para os que são vegetarianos. Para os que não curtem, sem problemas. Mesmo assim há serventia. As suas fibras ajudam na digestão e no combate ao colesterol. 

Lá vai a receita "cool" (como dizem os americanos). Muito fácil de executar e super saborosa.  Te convido a entrar no nosso ritmo. Venha viver no ritmo Vélo Vert.






Salada de Quinua com Queijo Feta


Ingredientes:

2 xícaras de quinua
6 xícaras de água
1/2 lata de milho em conserva
3 colheres de coentro picado bem pequeno
2 colheres de café de páprica 
50 gramas de queijo feta picado em cubinhos bem pequenos
9 colheres de sopa de azeite extra virgem
3 colheres de sopa de limão siciliano ou tahiti
1 colher de chá de pimenta caíena fatiada bem fininha
e em pequenos pedaços
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Fazer:

Numa panela funda, coloque a água, 1/2 colher de chá de sal, e a quinua para cozinhar por cerca de 15 minutos ou até que a água seque e a quinua esteja al dente. Retire do fogo e deixe esfriar. Quando a quinua estiver em temperatura ambiente, acrescente o queijo feta picado e o milho. Misture bem. Para o molho, dissolva 1/2 colher de café de sal no suco de limão, misture o azeite até obter a consistência de um bálsamo. Acrescente a páprica, o coentro, a pimenta caíena e a pimenta do reino, esta última a gosto. Acrescente o molho lentamente a quinua, misturando com delicadeza. Verifique e corrija o sal, se necessário.

Além das propriedades da quinua, também temos vários alimentos termogênicos nesta receita, como as pimentas. E a literatura aponta que estes ingredientes termogênicos são capazes de potencializar o processo metabólico e aumentar o gasto calórico. Então, bora fazer e provar a receita. No caso de uma preguicite, ligue para o Café Vélo Vert. Quem sabe a gente pode te entregar?

Muitos beijos ritmados!
MuachˆMuachˆMuach




Uma ótima semana. Força!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

E então? Conte-me o que você acha.