Manhattan Skyline - Foto: Renato Spadafora
Todos os direitos reservados
"A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos, não é o que vemos, senão o que somos." Fernando Pessoa
Todos os direitos reservados
"A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos, não é o que vemos, senão o que somos." Fernando Pessoa
South Seaport - NYC - Foto: Renato Spadafora Todos os direitos reservados |
E assim retorno de minhas férias com a certeza de que Fernando estava certo ao fazer esta afirmação. A grande viagem, não importa para onde você vá, é aquela em que você prioriza suas escolhas, seus interesses e faz acontecer dentro de si mesmo. É claro que conhecer coisas, lugares, comidas e hábitos novos é muito bom. Eu diria espetacular. Mas, para mim, atingir o que eu costumo chamar de "saciedade viajante" é preciso ter empatia pelo lugar que se visita, como se este já fizesse parte de mim.
Taxi Riquixá - Columbus Circle - NYC Foto: Renato Spadafora Todos os direitos reservados |
Central Park - NYC - Foto: Renato Spadafora Todos os direitos reservados |
E foi mesmo assim minhas duas viagens deste verão-inverno. Nos dois destinos, visitei e revisitei lugares em que já estive. Conheci lugares novos também, com os olhos interesseiros e lentes seletivas. Que bom que a vida se renova e as coisas se recriam, e temos a chance de "reolhar" e colocar os achados em perspectiva. Também reencontrei pessoas e lugares queridos. Já vividos e já amados. Revivemos lembranças saudosas de duas gerações e certamente construímos, prazerosamente, lembranças novas em uma terceira, que espero um dia poderá revivê-las, assim como fizemos, eu e meus queridos companheiros de viagem.
UUUUUUiiiiiiii! Que frio! Preciso comer algo quentinho. Foto: Renato Spadafora - Todos os direitos reservados |
Ah, reencontrei receitas também. Então, alguém me perguntou: - Nada de novo? Nenhum invencionismo? Sim e não. Acho que estou começando a entender que a essência é tradicional. O que pode mudar é o invólucro. E que assim relaxamos para sentir o sabor mais profundo de cada escolha. Revivendo, reexprerimentando com mais intensidade, cada sabor e cada lugar que faz parte de nós mesmos.
Por que será que eu só vejo bikes verdes nas minhas viagens? Seria algum problema nas minhas lentes oblíquas? |
A receita de hoje é um doce tipicamente americano. O brownie. E só comendo um brownie para aguentar longas caminhadas num inverno daqueles em NYC, meu segundo destino. Em dias de -10˚C, chocolate amargo e um tiquinho de gordura e algum açúcar é permitido, sim. Já tinha lido sobre as propriedades do chocolate amargo, que ajuda a produção de seretonina, rico em muitas vitaminas (A, E, B1, B2, B3, B6, e B12), ácido fólico e sais minerais. Certamente, cheio de propriedades e capaz de dar um "up" em qualquer dia cinzento de inverno. "No blues." Com ele não tem tempo feio, não. segue aí a receitinha.
Ingredientes:
Massa:
250 gramas de chocolate meio amargo
250 gramas de manteiga
200 gramas de açúcar
105 gramas de farinha de trigo
1/2 colher de café de sal
1 colher de café de pó Royal
4 ovos
Ganache:
200 gramas de chocolate ao leite
100 gramas de creme de leite
Modo de Fazer: Misture o açúcar, a farinha, o sal e o fermento e reserve. Derreta o chocolate com a manteiga em banho maria, acrescentando, em seguida, os ovos, e os demais ingredientes secos. Em uma forma retangular untada, de 25cmX35cm, despeje a massa e asse em forno médio preaquecido a 180˚C. Para o ganache, derreta o chocolate em banho maria, após acrescente o creme de leite em temperatura ambiente. Use o ganache para enfeitar a massa, com a ajuda de um bico de confeitaria. Você pode fazer o ganache também com outros tipos de chocolate como o branco ou totalmente amargo para criar um efeito decorativo muito interessante. Se você está enfrentando o mesmo calor do meu primeiro destino, não se acanhe, não se prive, sirva com um sorvete de creme bem geladinho. Aproveite um dia chuvoso e faça do limão uma limonada.
mas não se esqueça de pedalar ou se exercitar
para queimar as abundantes calorias.
Beijos achocolatados!!!
Muach!
Muach!
Nenhum comentário? Alguém tem outra receita melhor? Fale. Conte-nos a sua experiência. Vamos dividir neste espaço nossas experiências gulosas.
ResponderExcluirMeo Deos... Vc e "Fernando" estão arrasando neste post !! Além das suas lindas observações ,ameeei as fotos do Renato !!!! Quanto ao BROWNIE....é covardia !!!
ResponderExcluirEsqueci de dizer......marcia !
ResponderExcluirAh, Obrigada, querida. Sentindo sua falta. Esta receitinha é ótima para um inverno na serra. Beijos.
ResponderExcluir