Finalmente chegou o começo do início do ano. Quando a festa terminar na quarta-feira, já poderemos implementar projetos, fechar negócios, tocar oficialmente o ano. É a mais pura verdade, quer você aceite ou não, a vida começa no Brasil só depois do Carnaval. Só depois da quarta-feira de cinzas. Depois de uma bagaceira danada. De ter subido e descido da quadra da Mangueira. De ter feito o circuito Barra-Ondina na pipoca. De ter se acabado em Ouro Preto e em Olinda. É assim mesmo.
Brasil: ame-o ou deixe-o.
Brasil: ame-o ou deixe-o.
E o que é mais que o Brasil tem? Ah, tanta coisa boa e ruim também, que só aqui tem. Mas tem uma coisa, que não é pão de queijo e não é cachaça. Que é um ingrediente da culinária brasileira de raíz pelo qual eu sou completamente alucinada: farinha de mandioca. Tem que ser das bem fininhas. Baiana, é claro! É um dos ingredientes que eu mais amo. E só o Brasil tem assim. Aqui a farinha de mandioca e o Carnaval não tem concorrência. Não há nada igual.
E vocês sabiam que a mandioca é rica em sais minerais, como fósforo, cálcio e ferro? Tem também vitamina C e do Complexo B, óleos essenciais e proteínas? É super indicada no combate a inflamações e ao cansaço? Este produto nacional não é quase exportado, pois a produção desta farinha é muito artesanal ainda. E deixa assim que quanto mais artesanal melhor. Praticamente, produzida em baixa escala e por povos indígenas.
Além de ser uma ótima fonte de energia, ligo a farofa ao Carnaval, pois quando penso nesta festa me vem uma memória lá da infância, de um tio meu que é muito inusitado, cantando: "Fá faró faró faró faró faró faró fá fá. Comprei um kilo de farinha pra fazer farofa, pra fazer faró fá fá."
Então, acho que Carnaval que é Carnaval, não só tem que SER uma farofa, mas tem que TER farofa para acompanhar a feijoada do sábado, o churrasco do domingo, o frango, a moqueca capixaba. O que mais? O que mais? Aquela linguicinha mineira. Uma carne de sol lá do Recife. Ah, gente, estas comidas maravilhosas que só aqui tem. Pode me chamar de farofeira. No Carnaval, é permitido descer do salto alto, deixar de lado a fantasia de "Colette" e cair no samba. Farofa total!
Farofa Brasileira da minha avó francesa (!!!)
Farofa Brasileira da minha avó francesa (!!!)
Ingredientes:
500 gramas de farinha de mandioca fina
200 gramas de manteiga
1 cebola branca grande
sal a gosto
sal a gosto
Modo de Fazer:
Pique a cebola em cubinhos bem pequenos ou a rale em tirinhas bem fininhas. Numa frigideira de fundo grosso, derreta a manteiga. Incorpore a farinha e o sal a gosto rapidamente. E desligue o fogo.
E para minhas seguidoras solteiras, se você não consegui nada com aquele gato no Carnaval, aproveite a farofa (se sobrar!) e coloque na encruzilhada pro Santo. É tiro e queda. Até a Páscoa o coelhinho vem. KKKKKKKKK
E agora vocês me dão licença, mas vou festejar.
Vou de bike, é claro.
BEIJOS CARNAVALESCOS!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
E então? Conte-me o que você acha.