segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Advento: Pão para Saciar a Alma

Advento. Já entramos nele há algum tempo. E talvez nem tenhamos percebido, na ânsia de corrermos para chegar ao fim.  Para os cristãos tempo litúrgico que precede o nascimento de Jesus. Mais precisamente as quatro semanas que antecedem o Natal. Tempo de nos unirmos em família, de rezarmos pedindo paz ao mundo, de pedirmos perdão pelas faltas do ano e buscarmos o aperfeiçoamento para os próximos períodos.  Tempo precioso de arrumar a manjedoura a espera do 'Menino Luz'. 




'Adventus'. Em Latim, chegada. Do verbo 'Advenire': chegar a. E mesmo para os que não creem no milagre dos milagres, na chegada da 'Própria Luz do Universo', este pode e deve ser um tempo de se chegar a todos os objetivos traçados no ano que passou. A verificação do que não pode ser concluído faz parte do tempo também. E, então,  na tentativa de reparar o que não se atingiu, organizar a 'manjedoura interna' para o período vindouro, em que, miraculosamente, tudo se tornará possível uma outra vez, ao menos em nossas limitadas expectativas.




Se acredita ou não, se professa uma fé, uma religião ou não, este, certamente, é um tempo de confraternização. E não há uma confraternização sem uma comunhão. Comunhão de alegrias, vontades, idéias, risos, de passado ou de esperanças futuras. Pertencer a um grupo de mesmo objetivo. Partilhar. Voltar a ser criança. Tirar alguém para a dança.




E quando falo em partilha, em viver em comunhão, em ser criança mais uma vez, logo me vem a mente um belo pão. Um pão corado. Dourado. Um pão que vai se partir em mil pedaços. Multiplicar-se e saciar as fomes da alma, que são tantas. Inúmeras. Incontáveis e insaciáveis. Fome de paz, solidariedade, amor, respeito, atenção, amizade, simplicidade, humildade, carinho, autenticidade... de ser criança. De liberdade.

Esta receita cada um deve buscar em seu próprio livro. Mas o que eu posso fazer aqui hoje é partilhar com vocês uma receita do meu, desejando que o advento deste pão, que a sua preparação, possa se tornar um momento de reflexão em que, então, todos vão chegar a própria receita de um pão que irá saciar o novo tempo da alma.

PÃO ROSCA DO ADVENTO




Ingredientes:

500 gramas de farinha de trigo para pão
2 colheres de chá de açúcar
1 1/2 colheres de chá de sal
2 colheres de chá de fermento biológico instantâneo
150 ml de iogurte integral natural
175 ml de água

Modo de Fazer:


Misture todos os ingredientes e sove a massa até obter uma consistência macia. Deixe a massa descansar coberta por filme de PVC até que atinja o dobro do tamanho.




Numa superfície enfarinhada ou tapete de silicone para confeitaria, modele a massa em forma de um círculo. Faça um furo no centro e vá alargando até a medida de 12cm. 

Disponha a massa numa forma untada. Unte uma tigelinha pequena e a coloque no furo para manter o seu tamanho. Cubra a massa de novo com um filme de PVC e deixe a massa dobrar de tamanho.


Retire a tigela do centro e o filme de PVC. Faça cortes na parte superior e enfarinhe o pão. No forno preaquecido a 220˚C, asse o pão até que fique dourado e soando oco quando bater na casca. Não abra o forno durante o processo de cocção.

Aproveitem este lindo pão, fonte de energia
que nos manterá na estrada pedalando rumo
ao próximo período.




Um ótimo Advento a todos.



Beijos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E então? Conte-me o que você acha.