Foto: Letícia Amaral |
Hoje acordei com saudades de ir 'Ver-o-Peso', lá em Belém do Pará. Ah! Saudade das cores, dos cheiros e dos sabores. Fiquei com gosto de quero mais na minha boca gulosa e na minha mente curiosa. Um dia ainda volto lá. Viagem maravilhosa dos sentidos... ao encontro da alma.
Dizem que São Paulo é a capital nacional, ou melhor, mundial da Gastronomia. Pretensão. Talvez não. É tanta mistura de gente e fartura de ingredientes, que só pode dar nisto mesmo: chefs estrelados e comida de todo o lado!
Artesanato Indígena - Mercado Ver-o-Peso - Belém/PA - Brasil Foto: Leticia Amaral |
Mas, mesmo sendo uma fã desta cidade fantástica, onde escolhi morar há 20 anos, Belém foi eleita por mim como a capital mundial da gastronomia de raíz. Alta gastronomia que vem da alma. Se vocês estão por fora, eu tô dentro. Já está passando da hora de ir verificar 'in loco'. Os chefs lá estão encantando o mundo com seus segredos de miscigenação. Mais do que pajelança com macumba, com o uso da cabeça e da alma, e de ingredientes exóticos e encantadores, tem uma coisa muito rica e mágica acontecendo no mundo da gastronomia por lá. Seria uma pena ignorar.
Garrafada do Ver-o-Peso. Usa-se em segredo para obter o desejado. Ah, não! |
O povo é hospitaleiro, manso e alegre, a despeito do calor. Gente, o que é calor?! Calor da alma, acalma. Eu ia pelo mercado tirando foto de tudo. Louca, excitada, apaixonada, querendo colocar tudo na minha mala. E a gente das bancas dizendo: "- Dona, é pra comprar, não é pra tirar foto só." E eu queria trazer de tudo. Agarrar aquelas cores e trazer aqui pro Café. Pegar uma garrafada e ver se resolvia esta questão de não poder estar em todo e qualquer lugar a todo tempo. Mas, tem que beber a garrafada em segredo - dizem que cura de tudo, que traz dinheiro e devolve a pessoa amada! E, como não estou precisando de nada disto - é finge que o capital não é problema, né? O mercado está investidor, finge. - E também que não sou muito boa com este negócio de segredo, sozinha num canto... seria muito difícil pra mim. Se eu vejo uma coisa exorbitante de linda assim... Ah, tenho que botar no blog!
Secos e Molhados - Mercado Ver-o-Peso - Belém/PA - Brasil Foto: Leticia Amaral |
Como diz a minha mãe o mundo deveria ter várias rotas de Shinkansens. - Outra história que eu conto outro dia pra vocês. - Assim, eu ia poder estar sempre lá aproveitando aquela cidade agradável. Cidade limpa, linda e cheia de parques, atrações da natureza, belezas. Manjar das Garças [1], ou melhor, das graças.
Aeroporto de Bélem Imagem de Nsa Senhora do Círio de Nazaré Lindinha!!! |
E Nossa Senhora, realmente, encheu aquele lugar de graças. E o povo comemora anualmente em outubro o Círio de Nazaré. É uma procissão que sai lá do centro de Belém, de perto do mercado, da Catedral de Belém e vai até o Santuário de Nazaré. E este ano eu perdi! Mas, Cláudia e Domingos, nós vamos voltar pra provar outras iguarias que só há em Belém do Pará!
E como Sampa tem um mercado supimpa. Eu fui lá e comprei minha goma de tapioca pra poder alimentar minhas saudades, se não dá banzo e eu não consigo mais criar nada. E vou ensinar a vocês a fazer como aprendi num hotel chic lá de Belém. Chefs com céu de 'Via Lactea'. Vou ensinar aqui a cores. Mas, ainda não ao vivo - calma tio Rafa. Um dia eu chego lá! O Tales tá me dando umas dicas de estilo e o tio Hugo tá me enrolando com as aulas de IT ainda. Este blog tá quase dando um bug!
Tapioca à moda do Radisson de Belém do Pará
Ingredientes:
Goma de tapiocas das boas! Fina e hidratada. |
Goma de tapioca fina e hidratada
(este é o segrego gente! nada de comprar aquela farinha dura e rígida, que a tapioca fica que nem um plástico. Arg!)
1 fatia de queijo prato ou queijo coalho
1 fatia de presunto ou peito de peru
sal a gosto
Modo de Fazer:
1 Numa frigideira anti aderente preaquecida, peneire a tapioca da especificação acima até formar uma capinha redonda como um disco. Acrescente sal a gosto. Prefiro sem.
2 Em fogo, baixo deixe o disco enrigecer até ficar douradinho.
3 Vire o disco com a ajuda de uma espátula.
4 Coloque o recheio escolhido no centro e com a ajuda da mesma espátula dobre o disco no meio.
5 E, voilá! Mate sua saudade de Belém. Ihh! Vou ter que comer muita taipoca!
E, assim, tenho que pedalar pra cachorro,
deixa o Shinkansen pra amanhã, né?
Norman o cachorro atrevido! |
BEIJOS SAUDOSOS!!!
[1] O restaurante Manjar das Garças fica dentro do complexo turístico do Mangal das Garças. Passagem Carneiro da Rocha - Cidade Velha - Belém PA, 66020-16. (0xx) 91 3242-5052. Vale a pena conferir!
Que lindo, Leticia!!! Como ficamos felizes por Belém ter ficado no coração de vocês!! Até eu fiquei com água na boca dessa tapioquinha no seu blog, pois tudo o que você faz tem um tempero especial!!
ResponderExcluirBeijos e vamos cobrar a nova a vinda de vocês para assistirem o Círio de Nazaré e conhecerem a nossa famosa, Salinas.
Beijos,
Claudia e Domingos
Beijos. E até mais. Letícia
ResponderExcluir