domingo, 23 de dezembro de 2012

É Natal: Biscoitos Natalinos

Meninas da Casa da Vovó Gaida
E o Natal chegou! E com ele tive a benção de receber várias crianças na cozinha do Café. De enchê-las de brigadeiros, bolos, biscoitos e forminhas. Delicadezas e frescurinhas. E, como diziam as minhas lindas avós, a cozinha estava mesmo parecendo um jardim. Jardim de florzinhas encantadas. Jardim de frescor, da infância cheia de sonhos acordados. Sonhos que são mesmo realidade.






Tal como Papai Noel, tive meu par de duendes ajudantes, duas pequenas meninas-elfos trabalhando ao meu lado na receita do post de hoje, Bia e Lulu. Era para eu ensiná-las a fazer patisserie - coisa chic que eu aprendi longe daqui, quase em outro planeta - mas como sempre, acabei eu aprendendo uma linda lição de Natal. 




Trabalhar com patisserie requer delicadeza, mas antes de tudo requer um sonho. Um sonho bem sonhado. Acreditar que você pode transformar um punhado de farinha, manteiga e açúcar em uma viagem, uma fantasia,  e no fim, na mais pura realidade. E o que aprendi hoje foi isso. Não importa se lá fora está um Verão de quase 40˚C. Se eu acreditar, se eu quiser do fundo do meu coração, com muita vontade mesmo, é possível até nevar na cozinha do Café. E vão surgir bonecos de neve, todos arrumadinhos, enfeitados para uma festa, prontos para a recepção do Papai Noel. Fantástico. Pura magia. É só você acreditar com muita força mesmo. E isto vale para sua vida também. Tem um trabalho de bater, amassar, moldar, acertar, corrigir, abrir, decorar etc e tal, assim como na vida real, mas você tem que acreditar forte para a magia se concretizar. Sonhar é o pó de pirlimpimpim. Caso contrário... capaz de não dar certo, não. Esta foi a minha lição de hoje. E do ano.




Que horror! Não deixem o sonho acabar.
E eu me deixei levar por este sonho das duas meninas-elfo que amam muito o verão - porque mar e piscina não podem faltar nunca - mas que ao mesmo tempo querem um Natal do Pólo Norte, com direito a neve e tudo. Vamos lá. Para quê ficar tentando fazer algo mais tropical? Para quê inventar moda e fazer árvore de castanha do Pará, se o que o povo quer é ver Papai Noel chegar do Pólo Norte com aquela roupa toda e intacto. Só em sonho mesmo. Deixa pra lá. Deixa de blá, blá, blá. Vamos sonhar muito, porque um dia o sonho acaba. E, neste dia, o jardim não terá mais o frescor, será só um campo árido ou um ovo fritando no asfalto. Que cena terrível!  Quero sonhar como minhas ajudantes. Só me acorde em 2013.

E aí vai a receita de hoje dos Biscoitos Natalinos em forma de bonecos de neve para receber... Papai Noel! Venha de onde vier. Chegará faminto por doces sonhos.

Biscoitos Amanteigados Natalinos




Ingredientes:

Massa:

300 gramas de farinha de trigo peneirada

100 gramas de manteiga
1 ovo
2 colheres de chá de canela em pó
1/2 colher de café de sal
1 colher de chá de fermento em pó

Cobertura:


1 clara em neve

250 gramas de açúcar de confeiteiro
suco de 1/2 limão tahiti

Modo de Preparo:


Misture a farinha, a manteiga e o açúcar até obter uma farofa. A seguir, acrescente o ovo, a canela, o sal e o fermento. Abra a massa com um rolo. Corte usando uma forminha no molde de bonecos de neve.  Leve para assar no forno preaquecido a 180˚C, por 25 minutos ou até que fiquem dourados. Para a cobertura, bata a clara em neve e misture com o açúcar e o suco de limão. Coloque a mistura num saco de confeitar e cubra os biscoitos já prontos. Após secar, enfeite os biscoitos com a ajuda de canetinhas para confeitaria.


Aproveitem e sonhem muito.




Nunca deixem o sonho acabar.
Quando paramos de sonhar, 
deixamos de realizar.

BEIJOS GRANDES NATALINOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E então? Conte-me o que você acha.