Engana-se aquele que pensa que japonês é tudo igual. E, o que confunde japonês com chinês? Isto é ofensa capital! Lamentável. Esse provavelmente pensa que arroz é tudo igual também. E corre o risco de até fazer risoto com arroz agulhinha parabolizado e sushi também! Crime.
Nada disso. Existem vários tipos de arroz e cada arroz por sua granulação e textura tem uma serventia no mundo da gastronomia. Existe arroz negro, vermelho, grano longo, grano curto, parabolizado, integral e por aí vai, com diversas possibilidades uma para cada receita. Existe até arroz pra jogar nos noivos, tradição que começou com os hindus e japoneses, como votos de fertilidade ao casal.
I-Fairy: Robô que ministra casamentos em Tokyo |
Existe também o famoso 'arroz de festa'. É aquela figura que está em todas. E mesmo 'arroz de festa' tem de vários sub grupos. Tem aquele que é penetra mesmo. Cara de pau. Tem o chato que você tem que convidar para retribuir ou para que ele não fale mal da sua festa. E tem aquele que é popular mesmo. Já ouviram o termo VIP - Very Important Person. Gente do balaco baco. Minha prima Marimari é popular, VIP, do balaco baco. E além de estar em todas, em todas que ela está é uma animação só. Não tem tempo feio. A banda é mais ou menos. Ela arruma um karaokê. A banda é boa. Ela sobe no palco e canta junto. E leva o back vocal também. Mas, nem todos conseguem acompanhar a moça!
Bem, o arroz que vamos usar para o sushi, neste caso um hosomaki, porque a alga vai por fora do arroz, é do tipo 'sasanishiki'. Pronuncia-se 'sassanixiqui'. Próprio para culinária japonesa. Seus grãos de classe curta favorecem o cumprimento do propósito. Aqui o lema é "Unidos venceremos". Nada de arroz soltinho. É super população grudadinha que nem no metrô de Tokyo.
Ufa! Então, vamos lá preparar o arroz grudadinho. 'Gohan'.
Arroz de Sushi
Ingredientes:
1 xícara de arroz sasanishiki (200 gramas)
30 ml de vinagre para temperar sushi
ou sushi-zu
Modo de Fazer:
Lave o arroz muito bem até a água sair translucida. Deixe o arroz secar e inchar por 1 hora. Numa panela com tampa, coloque o arroz e 2 xícaras de água. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo alto por 2 min, em fogo médio por 5 min, e em fogo baixo por 15 min. Tente entender o cozimento pelo som da panela. No começo borbulhas, depois a tampa da panela começa a balançar um pouco enquanto a água é absorvida. Evite abrir a panela durante o cozimento. Depois de cozido, retire a tampa e deixe descansar por 15 min coberta por um pano de prato ou papel absorvente. Despeje o arroz numa tina (hangiri) e espalhe-o na tina como se estivesse arando um terreno. Isto é para esfriar o arroz. Se precisar abane o arroz com a ajuda de um leque, um abanador ('uchiwa). Enquanto, isso vá acrescentando o vinagre ('sushi-zu') aos poucos.Gaste cerca de 10 min neste processo. Só use o arroz quando estiver em temperatura ambiente.
Dicas: Arroz => Quando eu não consigo ir até a Liberdade, eu uso o arroz sasanishiki do Tio João (Variedades Mundiais). Quebra mais que o galho. Idem com o sushi-zu, quando não tenho paciência de fazer o tempero, eu compro o Tempero para Sushi Suave, Kenko, da Sakura. Os dois aprovadísssimos!
Agora vocês terão que esperar até amanhã
para eu executar o Hosomaki mais pedido do
pedaço. Os curumins aqui de casa adoram!
Pedalando galera rumo ao terceiro passo
nesta bike invocada!
BEIJOS!!!
E mais um bem GRANDE e
especial para Dinda Mariana!
Muach!!!
Essa boca gay purpurinada tá melhor que o arroz.....rsrsrsrsrsrsrsrs bjocas dinda ! Voltei....
ResponderExcluir