A primeira vez que vi uma caixa de lichias fiquei bastante intrigada. A fruta vinha da China naquela época, mas hoje em dia temos uma produção grande no Brasil, no interior de São Paulo e no Paraná. E já é época de lichia!
Logo reparei que apesar da casquinha ser diferente. A fruta era bonita, cheirosa, mas como comer? Dúvidas só por meio minuto, porque minhas mãozinhas gulosas, sem dó, nem piedade, furaram rapidamente a casca. Então, encontrei aquela polpa saborosa e carnuda. Fiquei sabendo depois das propriedades medicinais. O conteúdo tem caboidratos, proteínas, vitaminas (Vitamina C, Riboflavina, Tiamina, Niacina) e sais minerais. E dizem que ajuda a chapar barriga. Pasmem! É, as aparências enganam. Depois descobri que a lichia é prima do guaraná.
Prima? É, esta mesma reação eu tive quando vi minha priminha Mariana pela primeira vez. Que bebê moreninho, redondo, diferente de todos aqueles branquelos de cabelo de fogo que eu já tinha visto até o momento. Que olhos espertos. Uma bebê moura, beriberi. Não, Merimeri, mesmo. E ela já nasceu berrando pro Mundo. O povo dizia que eram cólicas. Mas, mais tarde, quando me tornei mãe, aprendi que os bebês gostam de ouvir a própria voz. E, por isso, choram sem parar até terem a certeza de que gostam do próprio tom. Com o passar do tempo aprendem a manipular os mais velhos com o chorinho.
E sempre foi assim. Ela sempre foi a diferente. A inusitada. A autêntica portadora de saias justas. A brincalhona, piadista, do balacobaco. A mais vaidosa, cheirosa e maquiada do pedaço. Aquela bicicleta que vai deixando gargalhadas e alegria pelo caminho. Uma pessoa de baixa estatura. Mas, aqui também as aparências enganam. Pensaram que a moça é 'flaquita'? Ela deve mais de 2 metros de altura virtual. Energia, garra e pura determinação. Organização. Perseverança. Ela até é capaz de enquadrar marginal. Tem poder de prender e soltar. Jurídica. Ainda vai dar muito mais o que falar.
Teve umas épocas que se aventurou em Barcelona. Comédia. Fez amigos e aprendeu a se virar na faculdade, no 'locutório' e depois num escritório de importação e exportação. Quando voltou ao Brasil, deixou muitos desolados. "Llorando por ti!". As cartas que Mari mandou a família estão arquivadas e serão objeto de um outro livro, desta blogueira que vos escreve. Com receitas espanholas, é claro. Mas não deixem a turquinha saber, se não vai querer um cachê, representação, sociedade, direitos de distribuição, etc. Guardem segredo.
Então, bora beber o drink com ela para comemorar o aniversário já passado. É, gente VIP tem uma semana de comemoração de aniversário, ainda mais porque ela é madrinha de quase todas as crianças da família, até dos que não são - oficialmente. Dinda linda!
Caipisakê de Lichia
Ingredientes:
6 lichias (polpa)
50 ml de sake gelado
1 colher de chá de açúcar ou
1 saquinho de adoçante
gelo a gosto.
Modo de fazer:
Macerar a polpa da lichia com o açúcar no fundo do copo longo. Acrescente o gelo e depois o sakê bem gelado. Pronto.
Delice. Delice. Ah si je t'attrape.
A se eu te pego, ah, ah...
KKKKKKKK!
Um grande fim de semana para todos!
BEIJOS!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
E então? Conte-me o que você acha.