sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Drink levanta defunto! Ou melhor, amansa alma...

Frida Kahlo and the Skeletum
Feriado meio estranho este, né? Soturno. Pensei que isto poderia ter ligação um pouco com nossas raízes. Assim um misto de banzo com um fado, bem chorado. Mas, tem muito mais na origem católica. Anyway, não tô nem aí pra tristeza. Chega pra lá... XÔ! :> :3 ;) *.* KKKKK... Pois, hoje é SEXTA! Eu sempre amei sexta-feira... Let's party!


Alguma semelhança é mera coincidência - Poster: Collector

Prefiro o jeito como se comemora este dia no México. Com dança, comida, cheiros, cores e festa. De preferência vestida de Frida Kahlo. Mas, como nem o sol está muito com vontade de aparecer hoje, vamos rezar pelos nossos queridos. Nada de choro e velas pra não confundir as almas queridas. Cada um a seu modo, peça paz e encaminhamento. Luz e conforto. Que a energia positiva os levem, todos, para um campo de plenitude, perfeição e descanso. 


Foto: Renato Spadafora
E já contei aqui outro dia a origem Celta destas datas que vão do Halloween, o Dia de todos os Santos, e a "All Souls Night",  dia 02 de novembro, em que se encerrava o festival de Samhain. E naquela oportunidade eu falei brevemente sobre os romanos - lembram? - e como esta festa evoluiu até os tempos atuais.

Pois é, agora vou falar da origem católica. Não é porque a minha mãe me cobrou, sabe? Nãaaaauuu! Tudo começou com os romanos. - Nada que será dito aqui é contra, hein? Eu amo! - É fato que era um povo que tinha uma alta tecnologia de guerra, eram bravos, criativos e festeiros, mas espiritualmente não tão avançados. Eles se mesclaram, então, aos Celtas. E depois com a adoção do Cristianismo e o estabelecimento da Igreja Católica, dentre as inúmeras comemorações, estabeleceu-se a data do calendário católico. No Brasil,  chamamos de Finados. Mas, o vaticano comemora como "Celebração dos Fiéis Falecidos". Hoje tem missa no Vaticano, nas Grutas, às 18 horas de Roma! [1]


Abadia de Cluny
Bem, to make a long story short, consta que o abade de Cluny, Santo Odilon, foi o primeiro em 998 d.C., a instituir que os monges dedicassem suas orações aos que partiram. Mas, foi apenas com o papa Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) que a comunidade católica teve que instituir um dia oficial de dedicação aos falecidos. No século XIII, esta data foi fixada no dia 2 de novembro, um dia após a Festa de Todos os Santos, comemorada no dia 01 de novembro. [2]


Mas, já falei que amo sexta-feira. E sem nenhuma intenção de criar algum tipo de desrespeito ou blasfêmia aqui no meu espaço, que não tem cunho religioso nenhum. Só de bate-papo e informação. Passa tempo e alegria, sem nenhuma pretensão. Então,  acho que eu posso me largar no bar do Café e preparar este drink louco que eu adaptei e inventei para comemorar este dia. Que não é só a data do feriado, mas o niver da minha tia-prima Geruza! Que é uma pessoa tão meiga, leve e doce como a primavera. Tudo de lindo pra você hoje! Flores e cheiros pra você. Queria estar aí no Arpoador. Comemorar no Terzetto em Ipanema, que pra mim é um place ultra gastronomicamente correto. Serviço impecável. Comida italiana com borogodó carioca. Ou seria mineiro? #amo! E fomos juntas, né?

E, mudando de assunto de novo, o drink é refrescante e levanta defunto também! Ou melhor, amansa alma vagante... Mas, só unzinho, tá? Que hoje é dia de reza...


Vélo Orange de Primavera  Foto: Leticia Amaral


Vélo Orange de Primavera 
(Quem quer por outro nome no Drink?)

Ingredientes

Suco de uma tangerina coado
60 ml de rum
1 taça de licor de Cointreau
1/4 colher de café de gengibre ralado
gelo picado (Muitoooô!)

Modo de Fazer: Misture tudo e shake, shake numa coqueteleira. Sirva numa flute de champagne. Só porque é pra 'niversariante' do dia.


Gente, como eu falei hoje! Que mistureba! Será que foi o rum?

Não consigo pedalar. Fica pra amanhã.

Beijuxxxx!!!



[1] Sexta-feira, Celebração de todos os fiéis falecidos, Grutas do Vaticano, 18h, Momento de oração pelos Santos Pontífices falecidos. Em www.vatican.va, acesso em 2 de novembro de 2012.

[2] Para mais detalhes consulte o site do Vaticano e leia também a liturgia do dia, especialmente Mateus 25, 31-46.








Um comentário:

  1. Estou encantada com sua delicadeza e a ótima lembrança do nosso tão agradável almoço ! Aguardo a visita de voces em breve... Seu blog é formidável! Mais uma distração para mim...Ri muito com o título!! Beijo em todos ,tia Geruza

    ResponderExcluir

E então? Conte-me o que você acha.