Se a vida viesse com livro de receitas..
Seria... La vie en Rose!
Fácil, né?
Mas, consequentemente... chata!
|
Minha cachorrinha Mel: Ninguém quer brincar comigo... ;((
|
|
Eu cozinhando com os índios num
flutuante no meio do Rio Negro. Julho, 2012
Improviso total! Sem roupa apropriada.
Eu era mais tupiniquim que eles! |
A cada dia, fico mais encantada com esta coisa do improviso. Porque imprevistos acontecem, mas o importante é reagir. E improviso nada mais é do que reagir de forma positiva, é claro, à vida. Improvisar é coletar suas receitas, no seu caderninho, ao longo da estrada. Umas receitas básicas vêm de família. Tem gente que neste quesito tem sorte de construir um vademecum. Outras já têm que aprender com suas próprias experiências. Mas, todas, todas, têm que aprender com suas próprias aventuras. Estas podem ser as mais duras, mas no fim, quando você entende a mensagem, quando a ficha finalmente cai, são de longe as mais gostosas. Muitas tantas você coleta com amigos. Outras você aprende em cursos, ou copia dos famosos, das celebs, porque copiar e aprender com quem sabe e faz direito também faz parte.
|
Artista improvisando um recorte de silueta da minha filha em papel
Frente do Musée D'Orsay - Paris, França - 2011 |
As vezes você fica morrendo de vontade de dar receitas para as pessoas que ama e considera. Mas, pare, pense, será que não seria melhor fornecer só um caderninho para o sujeito se virar? Eu penso que se pode, assim, colar uma meia dúzia de receitas, sugestivas. Deixo bem claro. Ou postá-las num blog. Quem quiser vai lá usa e abusa, come e se lambuza. Nada aqui tem caráter aconselhativo (existe esta palavra ou é mais um improviso?), a não ser que o sujeito seja seu filho, mesmo assim ainda em fase de formação da mais tenra personalidade. Tornei-me partidária do 'laissez faire, laissez passer, Le Monde va de lui-memê'. Desta forma, ele poderá exercitar também a arte do improviso e ir aprendendo com ela a reagir aos ventos da vida, criando as próprias receitas.
Daí que outro dia de improviso me matriculei numa aula de saladas lá na Escola Wilma Kovesi de Cozinha. Fui conferir se o assunto era sério mesmo. Simplesmente a aula seria ministrada por ninguém mais, ninguém menos, que... Carole Crema - é La Vie en Douce (!), a maga dos chocolates e doceira de alma. Ela mesma. Seria verdade?
|
Fazendo o dever de casa!
Foto: Bia Ramos Spadafora |
Cheguei lá e tinha uma receita de panna cotta na lousa. Já pensei: é uma pegadinha da Palmirinha. Entrei na aula errada. Mas não é que a super mega chef deu um show! Sete saladas e mais uma provocação para que os alunos criassem mais 200 receitas próprias. Abram o armário da despensa numa segunda-feira e improvisem! - disse a chef. Não é o máximo ser provocado a criar sozinho um mundo de possibilidades? Isto é que é ensinar alguém a ser chef de sua própria vida.
|
Quero uma assim!!! |
Então, eu que não posso aqui pegar as receitas da Carole - que são o máximo mesmo - e colocar no meu blog como se fossem minhas, fiz o que a super 'maestra' mandou. Criei a minha receita com o jantar chocho que tinha encontrado na tarde de ontem quando cheguei em casa, cansada, faminta - chef de cozinha também tem fome! Era frango branquelo grelhado em cubinhos, berinjela grelhada e arroz branco para ser esquentado no micro ondas. Casa de ferreiro, espetinho de 'churrasquim mimi'. 'Cruz in credo', 'saravá', sai da minha cozinha que ela não te pertence!
Segue aí a receita, reação à provocação de Carole. Confirmem. Executem. Estão autorizados a copiar esta receita. Ó, eu aqui me contradizendo! Vai, pega aí se quiser... Fica à vontade. Mas, depois comenta, que eu tô tão carente...
Salada de Frango no Molho de Iogurte
e Gergelim (Uau!!!)
Ingredientes:
500 gramas de frango grelhado em cubinhos
250 gramas de berinjela grelhada em rodelas
1 pé de alface frisé
1 pé de alface roxa
Molho:
1/4 xícara de chá de gergelim
1/2 xícara de chá de iogurte
1 colher de sopa de maionese light
3 colheres de sopa de shoyu
1 colher de sopa de água
2 colheres de sopa de castanhas de caju picadas grosseiramente
Modo de fazer:
Lave as folhas e deixe escorrer. Pique e acomode nas laterais de um prato raso grande. Para o molho, torre o gergelim numa frigideira antiaderente até ficar douradinho. Você vai escutar barulho de pipoca estourando. Neste ponto estará bem torradinho. Reserve o gergelim e deixe amornar. Misture o iogurte com o shoyu, depois a maionese. Acresente o gergelim e as castanhas. Adicione este molho no frango e deixe incorporar. Adicione as berinjelas, pobres coitadas, que agora terão gosto de alguma coisa. Verifique o ponto do sal e corrija se achar que deve. Sirva esta salada de frango no prato, no centro do alface.
Olha que lindo, gente!
'Quem sabe faz a hora, não espera acontecer!'
pedalar que hoje tá
um dia lindo de primavera!
Beijos!!!
XOXO
Adoreeeeeeeeeei! Já estou cansada de comer a mesma salada. Vida de quem faz dieta é assim e pior de quem não sabe cozinhar. Mas graças a Deus que eu tenho uma irmã maravilhosa, que todo dia posta receitas deliciosas. Valeu irmã você é 10 !!Beijinhos !!!
ResponderExcluirAi que saudades! Não é que vc não saiba cozinhar, é que você, Doutora, cuida de muita gente, muita criança, muito doente, muita gente que precisa abrir a boca, ou só falar, faz carinho, caridade e alimenta almas. Por isso se esquece das mesmas receitas que aprendemos juntas ao longo da vida. Seu caderninho está mais lotado que o meu! Beijos.
Excluir