Ontem foi o dia da Queda da Bastilha. Eu poderia ter postado uma receita francesa tradicional, mas estava totalmente no clima da minha terra (Vitória-ES), que é um lugar maravilhoso. E pouquíssimo explorado também! Vejam a paisagem ao lado. Não é maravilhoso? Então, peguei o dia pra bicicletar por aí. Não dava nem pra pensar em comida francesa! Foi só carango mesmo! Nada de Maria Antoinette e seus brioches. Quem foi mesmo?
Mas, como sempre, teve batuque na cozinha e eu preparei um camarão na moranga.
Bem, sem comentários com relação ao camarão, colesterol, blá, blá, blá ... (tomara que meu médico não entre neste blog hoje!). Domingo é muito desagradável ficar falando dos nutrientes da comida. Até porque, este não tem muita coisa boa não. Mas, como toda receita da minha terra, vamos contrabalançar. Vamos falar, então, do... Coentro!
É, pessoal, já existem estudos na Europa que provam que o coentro é um alimento antidiabetes e baixa o colesterol também! Temos, então, um bom antídoto para o nosso...
Camarão na Moranga!!!!!
Ingredientes:
2 kilos e 500 grs de camarão grande limpo e descascado
5 tomates bem maduros e macios e picados em cubinhos bem pequenos (com casca)
3 dentes de alho bem picados
1 cebola grande picada em cubinhos bem pequenos
um prato (de xic de café) de coentro picadinho
2 morangas médias ou 1 moranga grande limpa
óleo de milho ou girassol
azeite extravirgem
sal a gosto
1 colher de sobremesa de colorau ou curcuma
sal a gosto
1 colher de sobremesa de colorau ou curcuma
1 colher de sopa de Maisena
1 caixinha de queijo Catupiry
Limpando a moranga:
No dia anterior, faça uma abertura na parte de cima com uma faca. Cuidado! E retire as sementes, escavado com uma colher de servir arroz grande. Coloque água fervente de 3 em 3 horas até o dia seguinte. Isto vai ajudar no cozimento da moranga.
Modo de preparar:
Unte a moranga por fora com óleo e coloque no forno em temperatura alta (250C) por cerca de 1 hora ou até a moranga ficar dourada por fora e macia por dentro.
Numa panela de barro ou, se você não é capixaba, em uma panela funda com fundo de ferro grosso, doure o alho em uma colher de óleo e outra de azeite, junto com o colorau e uma colher de sobremesa de sal. Acrescente o tomate e a cebola em camadas. Disponha o camarão por cima desta cama de tomates e cebola, acrescente o coentro por cima e tampe a panela. Cozinhe por cerca de 15 min ou até os camarões ficarem vermelhinhos, mas cuidado para não cozinhar muito e pegar o ponto de borracha! Não acrescente água, pois vcs verão que a água vem da cebola, do tomate e do camarão naturalmente. Apague o fogo, retire o caldo desta moqueca e coloque numa panela menor. Engrosse este caldo com uma colher de maisena dissolvida em um pouco deste mesmo caldo. Volte com o caldo engrossado para a panela grande de camarões. Misture nos camarões cozinhando novamente por 2 min. Verifique o sal e acrescente mais se não estiver a gosto. Coloque esta moqueca dentro das morangas e cubra com o queijo catupiry e volte para o forno para gratinar por cerca de 15 min. E voilá! Coma sem medo de ser feliz e sem culpa. Amanhã a gente recupera.
O post de hoje é dedicado aos rapazes da confraria "Cozinha sem Compromisso", tio Zé, tio Edu e tio Silvio.
E aí, Zé e Rê, vai aí uma pimentinha? E haja coentro!
Beijuuus!
Não te disse que iria me viciar nesse blog??!!!...
ResponderExcluirServiu de inspiração para o meu almoço do próximo sábado!
Bjo./Célia
Celia, que bom ter vc tão chic e descolada acompanhando o blog é uma honra. Qualquer dúvida, é só perguntar. Beijos, Leticia
ResponderExcluirE o pessoal da confraria? Nada a declarar. Já acharam o açúcar demerara? Tem em Vix no espaço do Extrabom, lá na Praia do Suá, viu?!
ResponderExcluirBruna, a moça da Coisa de Minas disse-me ontem que ela tb
ResponderExcluirvai ter o açucar demerara para vender.