HOMUS TAHINE
Ontem eu estive em trânsito para a "terrinha"e não consegui postar nada.
Quando cheguei, minha mãe já me recepcionava com muitas novidades de sua viagem a Israel. Trouxe um livrinho lindo de receitas populares. E uma das receitas indicadas como mais populares é a de homus tahine.
A gente acha que é comida "turca" ou libanesa, como dizem por aí, mas realmente é um prato do mundo árabe muito consumido naquela região, independentemente da religião. E, na minha casa, que é um fuzuê de origens, também! (Eu tinha feito homus para deixar para o meu marido em Sampa na noite de segunda!)
Sabe, o grão de bico, principal ingrediente da receita, contém tripofano. Este é um aminoácido precursor da seretonina, que é o neurotransmissor que nos garante a sensação de bem estar, afastando a depressão. Sem contar que o grão de bico tem 30% mais de proteínas que o feijão. E isto porque não estou contabilizando também os benefícios dos demais ingredientes. Como dizia a Vovó Mignon: "Mete buono e viene buono"(Tradução: use bons ingredientes e terá um resultado bom também).
Segue a minha receita, que é mais levinha e adaptada ao gosto dos brasileiros.
Ingredientes:
250 gramas de grão de bico cozido e sem pele (quem não tiver tempo, pode usar uma latinha da Bonduelle)
4 colheres de tahine ou creme de gergelim
100 ml de azeite extravirgem
50 ml de água (pode usar a água que cozinhou o grão de bico)
1 dente de alho
suco de meio limão
sal a gosto
páprica picante e salsinha picada para enfeitar
Modo de Fazer:
Coloque pela ordem a água, o suco de limão, o azeite, o alho, o tahine e o grão de bico em um processador ou liquidificador e bata tudo até ficar com a consistência de uma pasta. Prove o resultado e vá acrescentando o sal a gosto. Se no processo precisar de mais água acrescente aos poucos, mas não muito para que não perca a consistência. Sirva espalhado num prato com um pouco de páprica e salsinha picada por cima.
Gente, é realmente muito fácil. E sabe aquele peixinho branco que sobrou do almoço de domingo. Bata junto com a pastinha que sobrar. O resultado é muito bom. Coma com pão sírio ou torradinhas.
Bom dia, família Amaral Nader!
Bom dia!!!! Hoje à noite vou visitar vocês!!! Beijos Méri
ResponderExcluirVenha mais vezes! Adoramos ter a compania de vcs. Encomenda alguma coisa pra eu te homenagear também aqui no blog. Te adoro!
ExcluirAdorei esta receita!! Vou fazer para o Nando e a Carol que vão chegar no sábado!!bju marcia
ResponderExcluirDinda, tem que executar a receita e me mandar as fotos, viu? Beijos
ExcluirAdorei a homenagem.E a partir de agora a colocar páprica no homus.Bjs., MT
ResponderExcluirE vamos executar aquela receitinha do feijão árabe em breve! O povo vai enlouquecer! Beijos.
ExcluirEu amooooo deu água na boca! Deve ser o sangue árabe! Rsrsrs
ResponderExcluirSó não pode nascer com cara de Homus! Será que vou ter que fazer homus e mandar pra vc? Beijo grande, brima.
ResponderExcluir