Olá, ontem não teve post, né? Mas, foi por boa causa. Pela manhã estive entretida com a minha pequena. Estou também aproveitando as férias para rever e visitar pessoas queridas aqui na minha terra. Então, a tarde fomos visitar uma tia-avó que está muito velinha (95 anos). Mas me impressionou como ela ainda mantém o bom humor e faz piadas, ri da vida e ora agradecendo a Deus pela mesma. Tudo que nos esquecemos de fazer no nosso dia a dia. Então, o bouquet de hoje, eu faço para entregar a ela, tia Misinha.
Aahhh.... então hoje não tem receita???? Negativo, o bouquet é parte de uma receita que eu vou revelar em três posts consecutivos. Não é porque a receita é grande não, gente. Nem difícil. É facilíssima. Mas, é porque o pessoal de Sampa reclama que eu escrevo muito e eles têm que ler até fim do post e muitas vezes estão lendo no trânsito. Mas, o "café" aqui é pra conversar mesmo, gente. 'Slow down' ou melhor (!) 'ne pas de vitesse'.
Não vou deixar ninguém curioso não. Vou abrir o jogo logo. A receita é de Sopa de Cebola Francesa. Tradicionalíssima. Aprendi a fazer com uma chef muito elegante. Então, hoje preparamos o tempero. Amanhã o caldo de legumes, que é a base da sopa. E, na sexta feira, finalizaremos com a sopa completíssima.
O Bouquet Garni é simplesmente um macinho de ervas. Quais? Todas que você gostar e quiser acrescentar como fundo de sua sopa. Louro, tomilho, alecrim, sálvia, salsa, manjericão de tudo quanto é tipo, cebolinha, folha de salsão etc. E enrola tudo num bouquet, amarra com barbante e pode por na panela direto.
Os franceses também enrolam num pedacinho de gase. E fica ótimo! Dê nó nos dois lados ou amarre cada um com barbante. Vejam aí ao lado. Parece mais um patuá. Não é macumba, não. Dentro estão as ervas e alguns dentes de alho. Acho isto com cara de bruxa da inquisição. Mas, funciona que é uma beleza e é mais prático na hora de retirar da panela.
Há aqueles que enrolam as ervas no próprio talo do alho porro. Tem um efeito maravilhoso. Pode acrescentar a cebola do lado espetada com cravos. Linda!
O bouquet não serve só para sopa, não. Podemos acrescentá-lo em todo tipo de comida. Até na receita do boeuf bourguignon ou no frango ensopado.
Agora, se você não se anima a fazer a sopa e prefere o ramo da decoração. Tudo bem. Eu, entendo. Aliás, na minha família, a decoração vem em primeiríssimo lugar. Como o bouquet tem múltiplas possibilidades e utilidades, podemos também utilizá-lo para enfeitar o ambiente e aromatizar a casa. Se quiser dar um toque brasileiro, coloque um pouco de arruda pra afastar o 'mau olhado'.
Um bom dia para as Decoradoras, Restauradoras, Iluminadoras ou simplesmente artistas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
E então? Conte-me o que você acha.