sexta-feira, 20 de julho de 2012

Sopa de Cebola Francesa



Enfin, chers amis, a sopa! Finalmente, entre uma compressa gelada e outra, uma colherada de arnica e outra, sem falar da água vegeto mineral (depois conto pra vcs o que é isso!), consegui postar a nossa sopa.

É mais antes de tudo, antes que o pessoal do Cozinha sem Compromisso comece a perguntar o que é o Chinoise ou Chinois e a minha madrinha saia pelo Rio de Janeiro inteiro procurando o treco, vamos postar uma foto do tal utensílio.





Ei-lo. Voilá! 

Agora, vou dar uma sopinha pra vcs e divulgar a sopa que eu mais gosto de fazer no inverno de Sampa:


Sopa de Cebola Francesa

Ingredientes:

45 gr de manteiga
400 gr de cebola cortadas em rodelas finas
1 cebola roxa cortada em rodelas finas
25 gr de farinha de trigo
200 ml de vinho branco seco (uma pessoa muito chic que eu conheço coloca um champagne brut)
1,5 litro do caldo de legumes, carne ou frango (post de ontem; depende do seu paladar)
12 fatias de baguette
200 gr de queijo gruyère ralado
sal e pimenta do reino a gosto
raminhos de tomilho para enfeitar

Modo de Preparo: Derreta a manteiga em fogo baixo em uma panela de base pesada. Adicione as cebolas e deixe refogar por cerca de 20 min, mexendo de tempos em tempos. Cuidado, suar a cebola e não fritá-la. Elas devem ficar macias e não tostadas. Brilhantes e douradas. Adicione o alho e a farinha e deixe cozinha, mexendo sempre, por 1 minutinho só. Adicione o vinho branco e mexa até incorporar a farinha, fazendo um leve creme. Adicione em seguida o caldo e deixe cozinha em fogo baixo por 30 min. Neste momento, corrija o sal. Pronta a sopa sirva nas tigelas individuais, adicione as fatias das baguettes, polvilhe com o queijo e leve ao forno previamente aquecido para gratinar. O forno deve estar a uma temperatura de cerca de 180C. Coloque uns pequenos raminhos de tomilho pare enfeitar cada uma das tigelinhas.

Sirva com um bom vinho tinto da região de Côtes du Rhonês ou simplesmente um cabernet sauvignon clássico, se preferir não arriscar.

 (Flor do alho porro)


Beijos, muitos beijos e uma ótima noite de sexta para vcs!!!! 

5 comentários:

  1. Pessoal, postem comentarios mesmo anonimos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obaaaaaaaaa !!!! Não tava conseguindo me comunicar......Esta sopa é divina !!!! CENA: sala enfeitada com bouquet garni...,lareira,vinho don melchior ou almaviva, sopa de cebola e moooooito amor!! Perfeito Lele !!! Bju marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também entrei em crise, pois não conseguia responder. Travou tudo!!! Aproveitem o clima da serra e a sopinha. Beijos.

      Excluir
  3. Querida Ana Letícia,

    Neste momento estamos preparando as 2 morangas, conforme a sua receita, para fazermos amanhã o camarão na moranga para comemorarmos o aniversário do meu genro Gustavo. O resultado digo depois.

    Estava ansiosa pela sua receita da "Soupe à l'oignon",
    tenho uma receita que gosto, mas tomei num bistrô ao lado
    da Igliese de la Madeleine uma sopa inesquecível...,
    numa oportunidade próxima, vou experimentar sua receita.

    Voilá!
    Beijos./Célia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celia,
      Aproveitem. Tomara que dê tudo certo, pois a receita é quente. Aprendi com uma amiga baiana. É bom acrescentar no prato uma pimentinha. Parabéns para o Gustavo! Que vcs tenham um ótimo almoço. Beijos

      Excluir

E então? Conte-me o que você acha.