Minha batalha com doces e açúcar é diária. Meu ego entende e está totalmente convencido de que eles nos fazem muito mal. E, eu vou continuar a protestar aqui neste espaço e postar aquelas receitas diet. Porém, minha alma as vezes derrapa, enfia o pé na jaca e escorrega no quiabo. Não que eu coma muitos doces, pelo contrário, mas acabo oferecendo para minhas crianças: filha, sobrinhos, afilhados, visitinhas e curumins do meu Café. E para os meus adultos-crianças também! Enorme contradição. Ambiguidade a trabalhar.
Sou sempre eu a lançar aquele apelo corruptor: "deixa ele comer um brigadeiro da titia. Deixa, deixa. Ele pode furar o bolo, sim." E a criançada se aproveita do apelo da tia Let e vêm todos pra debaixo da minha asa, ou melhor da minha mesa de brigadeiros. Eu adoro ver a carinha depois e as bochechas cheias e rosadas, mastigando uma bolota enorme. E enfiar o dedo no glacê do bolo, então, pra mim é motivo para o nascimento de uma fada.
E isto tem tudo a ver com a data comemorada ontem no Catolicismo e de hoje nos cultos e religiões afro-brasileiras, em que são lembrados os Santos Cosme e Damião, padroeiros dos médicos, farmacêuticos e das crianças. Eles foram martirizados na Síria, por volta de 300 d.C. pelo movimento iniciado pelo imperador Diocleciano, pois praticavam a medicina de forma gratuita e eram cristãos.
Não posso ignorar este dia. Na minha infância, eu ganhava uns caramelos finos da minha avó materna, que vinham de alguma confeitaria chic, numa caixinha dourada, cobertos com papel manteiga. Eu guardava a sete chaves e ia comendo devagarinho. E guardo profunda recordação também da geladeira exclusiva de doces - cinco andares de todos os tipos! - da minha avó paterna. Tudo feito só pra a família. Eu vibrava tanto em ver aquele jardim das delícias que no fim até me esquecia de comer. Ficava confusa com tanta opção. Acho que o nível glicêmico subia só de olhar.
O fato é que hoje em dia as pessoas se esquecem desta data tão linda para as crianças. Ninguém mais presenteia nenhuma criança com docinhos e balinhas, naquelas sacolinhas vintage. Preferem deixar para outubro no Halloween. Que pena!
Mas, vou presentear vocês com a receita de brigadeiros de puro chocolate ao leite, com o qual eu domo os meus diabinhos queridos.
Brigadeiros de Chocolate ao leite
Ingredientes:
100 gramas de chocolate ao leite picado
10 gramas de manteiga
375 gramas de leite condensado
Modo de fazer:
Derreta em banho maria o chocolate picado. Misture o chocolate, a manteiga e o leite condensado em uma panela e mexa até que a massa solte do fundo e dos lados da panela. Desligue o fogo e despeje a massa em um recipiente untado com uma fina camada de manteiga. Cubra a massa com um filme de PVC. O filme deve ficar aderente à massa. Deixe descansar de um dia para o outro. Enrole com as mãos úmidas. Não use manteiga para untar as mãos. Eu adoro passar num granulado de açúcar colorido ou de chocolate ao leite de boa qualidade.
Beijos doces, boa noite e bons sonhos!
P.S.: Ah, não se esqueçam de escovar os dentinhos tão logo possível
após o doce.
P.S.: Ah, não se esqueçam de escovar os dentinhos tão logo possível
após o doce.