Banana - Andy Warhol |
Yes, nós temos lindas bananas! Bananas nanicas, que têm vitamina. E vamos fazer um delicioso crumble diet com elas. É, diet! Para não engordar. Só crescer.
E vocês sabiam que a banana não é uma fruta nativa destas terras brasileiras. É, gente, a banana é originária da Ásia, e depois foi exportada para a África e de lá foi trazida pelos portugueses, tendo se adaptado plenamente ao clima brasileiro. Isto é que é globalização! Daí, depois de muito passa passa, atualmente, o Brasil é um dos maiores produtores mundiais desta fruta.
Mas, peraí, por que estou falando em fruta, se nem fruta na concepção da biologia a banana é? Na verdade, é um fruto chamado partenocárpico, pois se forma a partir do ovário não amadurecido, não fecundado da planta. É um processo diferente dos das frutas reais, que nascem após o ovário das plantas terem sido fecundados.
Já o crumble é uma receita inglesa, que aprendi com meus amigos ingleses que eu admiro tanto. Eles são demais no quesito "bake a cake"! E esta maneira de fazer o doce ou a "semi torta", foi desenvolvida durante ou após a Segunda Guerra Mundial, quando havia uma certa escassez de farinha para se fazer uma torta normal ou um bolo inglês. Então, desenvolveram este método de usar menos farinha, fazendo uma farofa que é misturada às frutas, como maçãs, ameixas e frutas vermelhas, assim como cereais e açúcar mascavo. Sobrava mais tempo também para as donas de casa se dedicarem a outros afazeres, como por exemplo trabalhar fora.
Mas, eu como tudo que eu pego, eu transformo, tento "abrasileirar". Tenho este lado meio Lavoisier tupiniquim. Mas, entendo que este é o grande barato da gastronomia. Gastronomia é acima de tudo físico-química com muita criatividade. Você ter a possibilidade de aprender com uma outra cultura e fazer de modo compatível com os recursos disponíveis no local onde você mora respeitando os fenômenos físico-químicos. Isto nada mais é do que implementar a micigenação que está no DNA brasileiro.
Então, não ponham reparo se a receita que vocês tiverem de crumble não for exatamente como a minha. Não adianta comentar e dizer que está faltando isto ou aquilo, que estava no livro da nonna, blá, blá, blá... pois vai faltar mesmo. Pode comentar outra coisa, tá? Ainda mais que eu tornei o doce diet, com a adição da sucralose, que é pro meu paizinho querido poder comer. O que garanto pra vocês é que é minha a receita e que se fizerem o passo a passo vai ficar deliciosa como a minha execução para o post de hoje. Estou entregando com carinho para vocês, segredinho do Café Vélo Vert, que um dia e em breve, espero poder servi-lo ao vivo e a cores.
Crumble de Banana diet
6 bananas nanicas cortadas em fatias em sentido longitudinal
100 gramas de farinha de trigo integral
30 gramas de manteiga sem sal em cubinhos
2 colheres de sopa de canela em pó
2 colheres de sopa de sucralose para forno e fogão
2 colheres de passas pretas
Modo de fazer: Numa travessa refratária untada com uma fina camada de manteiga, disponha as fatias das bananas em uma só camada. Para fazer a massa, numa vasilha misture primeiro a manteiga a farinha até obter uma farofa molhada, depois acrescente os demais ingredientes e misture tudo. Disponha esta farofa sobre as fatias de banana, e leve ao fogo preaquecido a 180C. Deixe assar por 30 minutos ou até que as laterais da travessa fiquem marrons.
Deliciosa opção para servir com sorvete de creme diet ou mesmo em pequenas verrines com calda de frutas vermelhas e brigadeiro diet. Outro dia faço a montagem da verrine para vocês aqui no blog.
Um dia maravilhoso para todos!
Beijão!!!
Que delíciaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Vou fazer! Beijos da flor!!!! :D
ResponderExcluirCrumble de banana e DIET!! Não poderia ser melhor! Valeu!!
ResponderExcluir