Foto: Letícia Amaral |
Antes de começar não posso deixar passar em branco a comemoração desta data, que na verdade já começou ontem. É o Hosh Hashaná, o dia em que, de acordo com a crença judaíca, Deus criou o mundo. É um tempo em que os judeus e os cabalistas refletem e pedem perdão, tempo de serem perdoados todos os pecados, tempo de limpar a alma, de renovação e de se encontrarem com suas raízes de volta à época em que o povo judeu teve que se exilar na mesopotâmia, quando foram expulsos de Israel pelos babilônicos. Só a título de curiosidade, ontem iniciou-se, na contagem do calendário judaíco, que segue o calendário lunar, o ano 5773.
Pensando em renovação, eu acho que comentei em outro post que tenho muitas primas, amigas e conhecidas que estão grávidas. E a gravidez é o tempo mais bonito da vida de uma mulher. É uma passagem para outra dimensão. Realmente, um momento de transcendência para muitas. Mas, é também um momento de muitas dúvidas e preocupações. Especialmente, com relação a dieta e aos exercícios. Se sou vegetariana, como ou não como carne? Se tenho intolerância à lactose, tenho que tomar leite, se não meu filho não será saudável? Se tenho doença celíaca e não posso consumir glúten de forma alguma, tenho que ficar mais alerta? E a pergunta que não quer calar: posso andar de bicicleta? Posso correr? Devo ou não fazer massagem?
Todas estas questões, exceto a do glúten, foram objeto do meu temor há cerca de dez anos atrás quando fiquei grávida da minha primeira filha, já com trinta e tantos anos. E isto tudo tem que ser muito bem esclarecido junto ao médico que acompanha o pré-natal. Nada como esclarecer e seguir durantes os nove meses estas orientações tão importantes. Não dá pra ficar ouvindo tudo que todo mundo fala por aí, muito menos em sites.
Quiches de Alho Porró - Café Vélo Vert |
Bem, um dos pratos que eu mais gosto de executar na cozinha francesa é o quiche, que modéstia a parte, quem já provou o meu quiche, elaborado com base na receita francesa do livro da minha avó materna, repetiu e pede de novo. É claro que eu vou com o passar dos anos aprimorando a receita, incorporando uns ingredientes extra e abrasileirando, como eu gosto de fazer com toda receita herdada e até as copiadas de livros. O tempo passa e até as receitas, assim como as pessoas, devem se modificar, amadurecer. Um dia faço pra vocês no Café Vélo Vert. Aguardem. Mas, eu tenho uma conhecida que está grávida e tem doença celíaca e não pode comer meu quiche.... :(
Fui buscar e trouxe, então, na minha mega ultra bolsa verde uma receita super parecida com a de um quiche que não contém glúten e de quebra é feita com brócolis, que é um vegetal que tem mais cálcio do que o leite. A farinha utilizada é de quinua. Melhor ainda, em termos de nutrientes. Então, a receita é boa para todas as minhas gravidinhas queridas e também o povo da melhor idade. Gente, este pessoal está fogo! Eles estão vivendo cada vez mais e aproveitando a vida como eles só. Então, tem que ter os ossinhos bem firmes pra aguentar carregar tanta bagagem, tanto shopping e fazer tanto passeio por aí! Tudo isso com baixa caloria. Só 95 kcal por fatia!!! Isto é pouco mais que um pão de queijo, só que com muito mais nutrientes.
Junto, pra a receita! Que eu já estou me empolgando e o povo reclama que eu escrevo demais e posto figura de menos. Video, então, nem pensar, né, tio Rafa?
Foto: Letícia Amaral /Café Vélo Vert |
Torta de Quinua com Brócolis
Ingredientes:
Massa:
1 1/2 xícara de chá de farinha de quinua
3 colheres de sopa de manteiga gelada
1/2 colher de café de sal
5 colheres de sopa de água gelada
Recheio:
300 gramas de ricota fresca
1 ovo
4 xícaras de brócolis cozido no vapor
1/2 cebola ralada
1/2 copo de leite desnatado
sal e orégano a gosto (coloquei só uma colher de sopa
Modo de fazer: Numa tigela funda, misture os ingredientes da massa até obter uma textura homogenea. Faça uma bola, enrole em um filme PVC e deixe descansar na geladeira por 30 minutos. Forre o fundo e as laterais de uma forma redonda pequena de aro removível, para assar quiches. Bata todos os ingredientes do recheio no liquidificador e cubra a massa. Leve para assar em forno préaquecido a 180C por 30 minutos.
Observações: A receita está aí. No Brasil, por lei todos os produtos alimentícios industrializados devem conter a indicação sobre a existência ou não de glúten em sua fórmula. Os que eu usei na minha receita não tinham. Mas, fiquem atentos ao comprar os ingredientes para executar esta dica. Se você tem doença celíaca, e não pode consumir glúten, redobre a atenção. Especialmente, se estiver grávida.
Bom dia para todos!
Um ótimo começo de semana!
Flor de São José - Estrela de Davi |
Beijos!!!!
* Postem no link abaixo seus comentários!
Nossa fiquei com agua na boca!!! No meio da noite no meio de uma insonia da gravidez!!! Adorei a lembranca das gravidinhas!!! Saudades!
ResponderExcluir