E, finalmente, o inverno chegou! Ele que praticamente não compareceu este ano, deixando nossos casaquinhos embolorando e aquela vontade enorme de comer um fondue. Chegou na primavera. Chegou atrasado e veio sentar na janelinha. Trouxe a amiga chuva aqui em Sampa e acho que no resto do País também. Pois, é. Nem as estações são mais confiáveis e pontuais.
E, este comportamento climático rebelde reacende as discussões sobre o aquecimento global, blá, blá, blá... Mas, há alguns meses vi no programa do Jô uma entrevista com um climatologista da USP que para mim foi bombástica. E o papo do cara fazia todo o sentido. Ele afirmava veementemente que não existe esta de aquecimento global, que isto tudo é uma grande falácia, jogada de marketing contra a quebra das patentes de gases utilizados nas geladeiras. Jogada para vender mais geladeira e alterar a composição de desodorantes. E cobrar mais caro por isso. Ele não teve tempo de explicar em profundidade, mas só o que falou já me deixou alerta. Ainda estou buscando este assunto em outras publicações. Encontrei outros artigos sobre o tema e ainda estou digerindo esta histórias.
De qualquer forma, sigo fazendo minha parte. Pois ainda que ele diga que o desmatamento não tem nada a ver com esta esculhambação global, acho que um verdinho no planeta é tudo de bom. E que devemos tentar diminuir, pelo menos no nosso microambiente, no nosso ínfimo território, os impactos de tanta alteração, tanta desordem, tanto desperdício. Mais do que preservar o verde, as ações ambientais ao meu ver são ações de respeito ao próximo. De convivência e evolução até espiritual.
E como o frio chegou e eu não pude sair com minha bike, que congelou. Não posso comer fondue, pois o colesterol ainda não está Ok. Não consegui seguir a dieta "Raw", porque estou batendo queixo. Sobrou um bom e reconfortante missoshiru. Este caldinho japa entra não só no estomago, mas na alma. Melhor que isto tá difícil, viu? Só aquela sopa de inhame que já ensinei pra vocês.
Vai aí outra sopinha que vou dar pra vocês:
Missoshiru
Ingredientes:
6 xícaras de água
3 colheres de sopa de preparo Missô
1/2 envelope de caldo de peixe ou 2 dadinhos (eta preguiça de fazer o caldo natural! Desculpem-me pela recaída)
200 gramas de tofu em cubos
3 colheres de sopa de broto de alfafa, de feijão, nori (alga) picadinha ou nirá fatiada
Modo de fazer: Ferva a água numa panela funda, acrescente o Missô e o caldo de peixe. Misture até dissolver tudo. Desligue o fogo. Sirva em pequenas tigelas, acrescentando o tofu e o que mais você escolher como acompanhamento. É fácil e nutritivo.
Dica: No mercado Apanã (Rua Turiassú, no. 1645, Pompéia) vocês encontram tudo orgânico a preços que compensam. O tofu orgânico deles é maravilhoso. Eles fazem entrega também.
Aproveitem o dia, ainda que esteja frio e cinza.
Beijos e saudações antárticas!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
E então? Conte-me o que você acha.