segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Bolo de Laranja para um Niver VIP

É comemoração de aniversários pra tudo quanto é lado! Mas, o que eu posso fazer se minha vida é cheia de librianos?  E eles são adoráveis criaturas, não? Uma vez que você se deixa envolver pelos encantos deste povo, já era. Babau. Será muito difícil se desvencilhar, tão doce é o sorriso, a compreensão e o poder de olhar e pesar o mundo por diversos ângulos, de mediar os conflitos,  e de pescar o belo no meio do nada.

Por outro lado, para um leonino é um desafio imenso manter um libriano por perto por muito tempo, porque o libriano detesta a nossa confusão, o nosso alarde e os fogos de artifício que vem num caminhão-de-alegoria-de-escola-de-samba. Eles já tem  um interior muito irriquieto e a alma ligada no 200V. Principalmente, o homem libriano precisa de muita harmonia para ficar estável. A casa deve ser quase um santuário, em que deverá reinar a mais estrita ordem, cores, cheiros e sabores, que devem sempre combinar. Nada de TV ou música alta. Pode até haver festa, mas tem que haver antes de tudo harmonia, cores suaves, pouca confusão e muitos amigos com quem ele vai falar pelos cotovelos ou pelas mãos, no caso do meu libriano, com aquele sorriso amável.



E assim tenho vivido com este meu libriano por 18 anos. Minha vida, io te voglio tanto bene, amore!  E hoje é o niver dele. Auguri di buon compleanno! Tanti auguri a te! In bocca al lupo! E finge que estamos agora de manhã abrindo esta janela aí, viu? Saudades... Ih, olha lá embaixo! 



Vamos tomar nosso café e depois pegamos o nosso caminho para o vaporetto... 

E ontem eu perguntei de que seria o bolo. E ele escolheu o de laranja, só pra combinar com a primavera. Então, vou postar aqui a receita da minha avó, também uma linda libriana, para todos vocês. Dá pra tomar com um cafézinho da manhã, mas também com uma tacinha de champa! Ops, prosecco do Veneto!


Bolo de Laranja Julienne 

Ingredientes:

2 xícaras de açúcar
1 xícara de manteiga
4 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de Maizena
1 copo de suco de laranja coado
1 colher de sopa de pó Royal

Modo de fazer: Bata as gemas coadas com o açúcar até obter uma pasta clara e homogênea. Acrescente a Maizena, o trigo, intercalando-os com suco de laranja. Bata bastante esta massa até formar as famosas bolhas. Em outra vasilha, bata as claras em neve. Acrescente as claras à massa sem bater, misturando levemente. Em seguida, junte o pó Royal. Assar em forma de buraco, untada e polvilhada com farinha de trigo. Quando o bolo estiver assado, desenformá-lo ainda morno. Regue com a calda abaixo e enfeite com umas raspas de laranja ou limão siciliano.

Calda: Misture uma xícara de Glaçúcar da União (sacola rosinha a venda em qualquer Supermercado), 1/3 de xícara de suco de limão e 1/4 de xícara de Cointreau. 




Baci Mille!!!!

2 comentários:

  1. Amore mio,

    Grazie!

    É assim que eu devo começar.
    Grazie a Dio por ter me apresentado a você, pela nossa filha - o maior de todos os presentes que você me deu -, grazie pela minha família e por todos os meus amigos que estão comigo todos os dias.
    É isso aí: quem sabe escolher, escolhe logo o bicho que está no topo da cadeia alimentar: a LEOA.
    Uma leoa com todos os seus 'adereços e fogos de artifício'.

    Aos seguidores: O bolo está uma delícia!

    Baci a tutti cuanti.

    P S Venezia que nos aguarde!

    ResponderExcluir
  2. Leticia,
    Vou "tentar" fazer o bolo!!!
    Parabéns pelo blog.
    Sucesso!!

    ResponderExcluir

E então? Conte-me o que você acha.