terça-feira, 9 de outubro de 2012

E por falar em Veneza: Risi e Bisi

Foto: Renato Spadafora
E por falar em Veneza... vou aproveitar o ensejo e comentar sobre um prato típico veneziano, o Risi e Bisi. É feito a base de arroz e ervilhas verdes frescas.  Vou dar a minha receita também feita com o cuore. 


Foto: Renato Spadafora
Mas, antes devo confessar. Nunca aprendi a receita com ninguém. Nunca li em nenhum livro. Nunca pesquei na internet. Acho que meu marido cozinhou pra mim antes da última morte de um papa. Mas, pelo que me lembro, simplesmente comi - não lembro onde, depois comprei os ingredientes e fiz como achava que devia ser feito. Então, é bom que os italianos não ponham reparo nesta cozinheira capixaba, metida a francesa, que no fim virou paulista e um dia, quem sabe, consegue ser veneziana. Sonhar alimenta a alma!


Foto: Renato Spadafora
Parêntesis aqui pra falar do meu restaurante preferido de Veneza, "Al Graspo de Ua". Endereço: Sestieri San Marco, 5094/A. Você salta na estação de vaporetto Rialto e segue pela Riva Ferro, rua bem na frente da estação, à esquerda, na direção de quem volta para a ponte do Rialto. Fica num beco, mas impossível não ver pois tem um cacho de uva enorme sinalizando a porta. Simplesmente divino e impecável. Aberto há mais de 200 anos. Acho que fizeram uma reforma recentemente, no fim do ano passado. Abriram um hotel do mesmo nome ao lado. Mas, não é restaurante de turista. 


Meus pais descobriram este lugar nos idos de 1972, quando meu pai estava a trabalho na região. Já passei um dia das mães com a minha mãe lá, e eu sempre volto pra comer coquetel de camarão. Divino! Pode falar que é cafona, mas eu amo. E fritti misti (mistura de frutos do mar empanada) também é uma paixão. Ano passado comemorei meu niver de 4X lá. É já estava na casa dos enta. Depois volto com o colesterol nas nuvens e fazemos uma semaninha detox. Nada que uma sopa de inhame e uns sucos verdes não curem! Mais um ano sem comer camarão e fico boa pra próxima.


Bem, voltando ao prato, há uma grande controvérsia entre os venezianos se seria uma sopa ou um risotto. Tanto que os venezianos comem este prato com colher e não com garfo. Mas, pra mim, scusate amici, mas eu acho que é um tipo de risotto e só consigo comer com garfo. Sopa ou risotto, o fato é que este prato era oferecido ao Doge no dia da festa dedicada ao padroeiro da cidade São Marcos, comemorada na data de 25 de abril. Portanto, é um prato tradicional e nobre.


Foto: Renato Spadafora




E vamos lá pra minha receita de: 

Risi e Bisi 

Ingredientes:

300 gramas de ervilhas frescas descascadas
2 xícaras de arroz arborio (próprio para risotto)
1 cebola média
azeite de oliva
1 taça de prosecco brut ou vinho branco seco
caldo de legumes (receita do caldo base para qualquer sopa)
sal a gosto
queijo parmezão ou granapadano para ralar na hora


Modo de Fazer: Sue a cebola no azeite até que fique macia, mas ainda clara. Acrescente o arroz e mexa por 2 minutos. Acrescente o prosecco ou o vinho. Deixe incorporar ao arroz. Vá acrescentando o caldo aos poucos até cobrir a camada de arroz e vá mexendo sempre. Após 5 minutos de cozimento do arroz, acrescente as ervilhas. Acrescente ou corrija o sal. Continue acrescentando o caldo aos poucos e mexendo, até que o arroz fique al dente. Quando o caldo todo estiver quase secando e o arroz bem al dente, rale o queijo por cima do risotto e tampe a panela. Deixe descansar com o fogo desligado por dois minutos antes de servir.


Sirva com um prosecco ou um vinho branco seco.

Baci mille!!! 

A domani!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E então? Conte-me o que você acha.