sábado, 13 de outubro de 2012

Les Champignons de Ma Tante

Pedra do Lagarto - Pedra Azul - ES 
Once upon a time, far far away from The Café Vélo Vert, na serra do Espírito Santo, lá em Pedra Azul...
Conhecem? 
Ah, não, não....
Estão perdendo! Há uma casinha pequenina, cheia de mistérios, com uma quadra de tênis anexa e uma mesa de baralho. Vizinhos que cultivam orgânicos e criam escargots. Caminho pra andar de bicicleta verde. Esta parte eu curto!


Pedra Azul - Domingos Martins - Espírito Santo
E lá reina uma fada que não sabia cozinhar. Quer dizer, que pensava que não sabia cozinhar.  Ela acreditou nisto por muito muito tempo, furou o dedo em um compasso e caiu sobre uma prancheta de desenhos, ficou adormecida sobre uma planta baixa de um apartamento (rsrsrsrs). Mas, um dia ela ganhou de um príncipe árabe uns cogumelos do tipo Paris numa cestinha linda - parecia que veio da Provence - e se aventurou. Depois me chamou para provar. E eu amei. Guardei a receita no baú por pouco tempo. E, então, morta de curiosidade, resolvi executar aqui no Café.

Pois é, a receita de hoje é uma receita da minha tia, de ma tante Marie, bien sur. E o Olivier tem o molho do entrecôte que a tante dele prepara e ele não dá a receita pra ninguém. Mas, como eu sou uma pessoa muito generosa, que acredita que as energias circulam, vão e voltam, giram e reviram, vou dividir a receita  com vocês. Acho que ela, minha tia, também não deve se importar. Desapego é a palavra de ordem. Quem não divide, não ganha nada em troca. E, estou ganhando tantas receitas legais, amigos e muito mais nesta nova fase... Que alegria!

Eu também dou a receita, porque sei que os meus fiéis seguidores irão prová-la no Café em breve. Será que será a vontade de provar do meu manjar ou pura preguiça? Só o tempo dirá, senhores. E ainda continuo as buscas por aquela casinha pra abrir o Café de vez. Pra abrir, não, pra arrombar! Se alguém souber de uma casinha no Itaim Bibi-SP, 150m2, please. Por enquanto, só por encomenda aqui no blog. Logo, logo, haverá um link para os contatos.

Por enquanto, fiquem com a receita ou me dêem uma ligadinha.

Cogumelos Paris

Cogumelos Paris de Ma Tante

Ingredientes

1 bandeja de cogumelos Paris
6 dentes de alho picados em cubos bem pequenos
shoyu
manteiga ou azeite de oliva
ervas de Provence
pimenta-do-reino

Modo de Fazer: Limpe os cogumelos com uma escovinha própria e retire delicadamente todos os caules. Unte uma travessa pequena com uma fina camada de manteiga ou com azeite. Disponha os cogumelos com a cavidade virada para cima. No furo de onde foi extraído o caule de cada cogumelo, disponha 1/2 colher de café do alho picado.  Regue cada um com shoyu. Salpique as ervas de Provance e pimenta-do-reino a gosto. Disponha pequenos pedacinhos de manteiga por cima de cada um dos cogumelos. Leve ao forno médio por 15 minutos. Quem preferir pode substituir a manteiga por azeite de oliva.



Les Champignons de Ma Tante - execução do Café Vélo Vert 

Ah, o segredo... é alegria de viver e ter amigos pra dividir o caminho!

Trabalho do artista plástico Cláudio Souza Pinto

Beijos e ótimo fim de sábado!


4 comentários:

  1. Leka adorei a estória,rs..rs..E Fiquei pensando
    se não poderíamos aproveitar os cabinhos, bem picadinhos e misturados com o alho.Vc.acha que rola? Bjs., Tetê

    ResponderExcluir
  2. Claro. Mas, os meus cabinhos eu guardei e fiz tipo uma frittata. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Letícia! Geruza ! Adorei esta receita inclusive da idéia de aproveitar os caminhos... Farei no meu aniversário!! Estou adorando as suas receitas....

    ResponderExcluir
  4. Beijos, Geruza! Que bom ter você aqui perto ainda que virtualmente.

    ResponderExcluir

E então? Conte-me o que você acha.