terça-feira, 23 de outubro de 2012

Mamamia: Arroz à Grega

Começamos a semana aqui no Café na maior agitação. Fomos convidados há um mês aproximadamente por uma noiva linda, charmosa, descolada, extremamente criativa e autêntica - ainda faltam adjetivos pra qualificar a moça! - para fazer uns brigadeiros gourmet: chocolate ao leite belga, chocolate amargo belga, limão siciliano e prestígio. O casamento será numa praia. Cenário paradisíaco.


Estas receitas eu já postei aqui no blog. Então, não vale repetir, né? Corram nos posts antigos e confiram. Mas, tendo preguiça - eu sei que isto acontece - é só nos charmar. E, não precisa se confessar, tá? Podemos fazer em grande quantidade e com pouca antecedência, o que é mais difícil, pois os brigadeiros devem ser consumidos em no máximo 3 dias após o preparo. Tem também receitas com pistache, licores, café e damasco.

Mas, isto tudo me fez lembrar o musical "Mamamia". Não que a estória seja parecida com a da noiva. Ela tem pai certíssimo, viu? É... devo concordar que ela até tem o tipo físico da mocinha do filme. Assim: loira, linda, cabelón e olhos claros. Mas, de resto... só a animação e a praia linda! Daí, eu na minha fértil imaginação - ou seria uma vontade louca de estar no lugar da locação do filme? - tratei de me teletransportar para aquele cenário. Na Grécia, sabe? Aquele mar azul e delicioso que-não-tem-fim.................................................... Um desbunde de lindo. Só sonhando. Ahhh...


Voltando do Olimpo, para esta terrinha aqui bem firme, vou dizer para vocês mais uma vez que esta receita do post de hoje é facílima também. Moleza. Eu aprendi só de ver um chef daquelas bandas de lá executar. O chef é ali de perto da Grécia, mais pra cima, na Macedônia. Mas, as comidas e ingredientes são muito similares aos da comida grega. Este arroz, que eu vou entregar de bandeja pra vocês hoje, serve como um ótimo acompanhamento para peixes assados, camarões grelhados, lagostins, o famoso Camarão à Grega - que eu amo de paixão, mas não dá mais pra comer estas coisas - ou mesmo para uma vitela preparada na canela. A receita do Emmincé de Vitela na Canela, só vai ter no Café quando eu abrir, tá? Receita inspirada na minha Dinda e no meu step-"Dindo". Casal +que20. Surprise, queridos. Aguardem.

Mas, vamos lá pra receita globetrotter:

ARROZ À GREGA (ou seria à Macedônia???)


Ingredientes:

2 1/2 xícaras de arroz branco já preparado (Vocês não acharam que eu iria ensinar a fazer o arroz branco, né?)
3 colheres de sopa de pimentão verde picado
4 colheres de sopa de cebola branca picada
3 colheres de sopa de passas claras
5 colheres de sopa de cenoura cozida picada
azeite de oliva
sal a gosto



Modo de fazer: Picar todos os ingredientes em tamanho bem pequeno, pois isto faz uma diferença no aspecto e no sabor também. Sabiam? Tipo assim - como diz a minha filha! - cubos de 0,5 cm no máximo. Numa panela, aquecer um fio do azeite e suar a cebola. O famoso passo: suar a cebola e não deixar queimar ou fritar. Já me pediram um video deste passo. Tô pensando no assunto. Acrescentar o pimentão. Suar o pimentão, deixando macio. Acrescentar a cenoura e as passas. Dar aquela fritadinha  só nestes ingredientes por 1 min. Adicionar o arroz e mexer bem. Se precisar, acrescente um pouco de água fervente só pra deixar o arroz mais molhadinho e com brilho. Ah, o sal! Corrija o sal. Pronto. Acabou. Tire do fogo e sirva. Você irá surpreender os seus convidados com esta receita. Tenho certeza. Pode me convidar que eu faço que nem o 'Que Marravilha'.  Fico fazendo pose e bebendo vinho, se for bom, dou nota boa.

E deixo as palavras finais de um poeta para o feliz casal:

"Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade."
                                                    Carlos Drummond de Andrade



E isso vocês já são, né?

Muitos BEIJOS!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

E então? Conte-me o que você acha.