O que tem pra hoje? É festa! É big, é big, é hora, é hora, é hora... É 'big' ou é 'pique'? É big, pessoal, porque ela é carioca da gema! E, hoje vamos comemorar o niver da minha Dinda.
Arranjo e foto: Márcia Amaral
Dinda é a pessoa mais positiva deste mundo. Dê a ela um problema, e que venha uma adversidade grande, e isto significará solução, ou melhor, soluções criativas na certa. Acho que que Marte e Mercúrio formavam uma conjunção perfeita neste céu quando ela nasceu, favorecendo a organização, a leitura, os desafios intelectuais, os acordos, as conversas e debates com resultados práticos e sobretudo eficientes. Tudo isto sem deixar de ser uma super venusiana, envolvente e linda!
Mas, a questão é que ela é uma gourmand super exigente. Então, passei semanas pensando na receita do post. Poderia ser desde uma taça de Taitainger brut com pêras e queijo pecorino, steak tartar, "n" tipos de finger foods sofisticadas, até o prato de hoje. E, como eu estava devendo esta receita pra ela há anos... Resolvi executar e publicar, na esperança de repetir a execução em breve na próxima oportunidade de nos reencontrarmos.
Ah, só um parêntesis aqui pra explicar que - como sempre! - eu mudei a receita tradicional e à crosta de gergelim brancos serão adicionadas, em vez de sementes de gergelim pretas, chia em grãos. A chia ou sálvia hispânica é riquíssima em ômega 3 e 6. Assim, vamos potencializar o efeito do atum com a chia. Mas, não se esqueçam de beber muita água, pois a chia absorve a água e garante aquele efeito de saciedade, e também ajuda a dissolver as gorduras do organismo.
Ingredientes:
Para o Atum:
1 peça de atum pequena (cerca de 250 gramas) cortada em uma tira comprida (15 cm)
1 prato fundo com uma camada de gergelim e chia cobrindo todo o fundo
azeite de oliva
água corrente
Modo de fazer: Lave o atum em água corrente. Escorra. Passe o peixe ainda úmido no prato com gergelim e chia e empane toda a lateral. Deixe as pontas com a carne aparecendo. Por estes lados, você vai ver o ponto de cozimento. Numa frigideira de fundo pesado, aqueça um fio de azeite de oliva. Quando estiver aquecido, coloque o peixe e vá selando as laterais, virando o peixe, até que só o centro esteja cru, envolto pela crosta crocante e um anel de carne frita. Deixe esfriar e fatie em rodelas de cerca de 1,5 cm.
Para o molho:
1/3 de xícara de chá de cebolinha e salsinhas picadas
1/3 de xícara de chá de água
2 colheres de chá de gengibre ralado
2 colheres de sopa ou tempero para sushi suave
E vamos comemora! É big! É big!
Bom dia pra todos vocês também!
Beijuuxxxssss!!!!
CENA: uma "dinda com olhos marejados, já derramando mooooooooitas lágrimas ...". Rsrsrsrsrs, maior mico! Essa é a minha receita preferida!! Te amo....
ResponderExcluirParabéns!!!!! Repito em breve, então. Beijos.
ResponderExcluir