quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Menos é Mais: Receita de Pão Básico

Sampa é demais! Apesar de eu ficar divulgando receitas dos quatro cantos do mundo, e publicando as fotos de lugares maravilhosos, amo esta cidade na qual escolhi morar e criar minha família. Porque aqui tem uma miscelânia de cultura que é uma riqueza sem igual.  Sempre tem algum movimento de arte e coisas legais pra fazer. O duro é que se trabalha tanto, mas tanto (!), e que o trânsito é tão caótico, que as pessoas acabam totalmente exaustas e exasperadas. No fim, não conseguem aproveitar tudo de bom que a cidade proporciona. Então de que adianta? É por isso que nas próximas eleições municipais temos que exercer o nosso direito e dever de voto com consciência e escolher um prefeito e um partido que realmente tragam e executem uma proposta que valorize tudo que Sampa tem de maravilhoso. Basta de falatório, temos que exigir a execução também!

Bem, seguindo os conselhos de um amigo nosso, que há uns dois anos atrás decidiu parar tudo para um ano sabático - mas trabalhou mais que nos 20 anteriores - ontem dei uma parada nas atividades do Café Vélo Vert e dos eventos que estou organizando para os dois próximos meses. Fui até o Salão de Arte 2012, recém aberto ao público em geral. Maravilhoso! Recomendo. Mesmo que você não seja um galerista ou colecionador de arte. É um banho de cultura e arte. Tem uma sessão de joalheria que está lindíssima também. Vale a pena conferir. Nem que seja pra ficar babando, que nem cachorro vendo frango na porta da padaria.

O evento, que está acontecendo no Salão Marc Chagall do Clube A Hebraica (Rua Dr. Alberto Cardoso de Melo Neto, 115, Jardim Europa), ficará aberto até o domingo, 26/08. O legal, ainda, é que toda a sua renda é totalmente destinada à ACTC-Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração. O ingresso também não é exorbitante para toda beleza que se vê lá dentro (R$30,00) e a nobreza da causa.

Diante de tanta beleza e opulência, retorno aqui pro meu mundinho pensando: é tudo bonito, tudo maravilho, tudo "tão" D+, mas, realmente, o que fica é o que está dentro de nós mesmos e a nossa família. Vale a velha máxima: "Menos é mais."

Portanto, a receita de hoje é simples e para alimentar a família. Comer no café da manhã ou da tarde, acompanhado de uma geléia bem gostosa de sua preferência.

Receita de Pão Básico

Ingredientes:

475 gramas de farinha de trigo (e um pouco mais para polvilhar)
1 1/2 colher de chá de sal
2 colheres de chá de sucralose para culinária ou açúcar (prefira o primeiro)
2 colheres de chá de fermento biológico instântaneo
30 gramas de manteiga sem sal
275 ml de água (ou por aí)

Modo de fazer: Numa tigela, misture os 3 primeiros ingredientes. Acrescente o fermento e a manteiga e misture que nem o outro pão de abobrinha que ensinei há uns posts atrás. Obtenha uma massa homogênea. Se precisar de mais água acrescente, mas aos poucos pra não estragar o ponto. Sove a massa em uma superfície povilhada com a farinha (de trigo! - outro dia numa receita de pizza minha prima me pergunto se a farinha a que me referia era de fazer farofa: "Darling, não, é de trigo!"). Bem sovada a massa, faça uma bola, disponha numa superfície lisa e cubra com um filme de PVC. Deixe crescer até dobrar de tamanho (uns 15 min). Sove a massa novamente para retirar todo o ar que se acumulou dentro dela. Aproveite e desconte toda a sua raiva por estar no trânsito de Sampa querendo chegar a um lugar legal! Ajuste a massa em uma forma grande para bolo inglês. Cubra de novo com o "filmito" e deixe dobrar novamente de tamanho por cerca de 20 min. Coloque para assar em um forno preaquecido a 220C (preciso aprender onde fica o sinal do grau no meu computador!). Asse por cerca de 30-35min ou até que esteja dourado e crescido.

Um dia lindo pra vocês! Que o trânsito não acabe com o nosso bom humor. Vá de bike!



Beijos!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

E então? Conte-me o que você acha.