Voltando para a Floresta Amazônica. Nada melhor do que um suco para curar a ressaca da noite anterior!
No penúltimo post, eu já ensinei o coquetel revitalizante Rio Negro com guaraná e açaí. Neste post, eu queria falar um pouco mais sobre alguns dos frutos e frutas maravilhosas que são encontradas no Norte, em especial, na Amazônia.
O açaí é antioxidante, vasodilatador, antiinflamatório, tônico e energético. É fonte de vitaminas E e C e aminoácidos. A única atenção - não se pode nem dizer contraindicação - é que é muito calórico. Apenas 100 gr correspondem a cerca de 247 kcal. Então, moderação para aqueles que já estão com sobrepeso! Aliás, moderação é tudo na vida...
A sementinha é muito utilizada no artesanato. E fica ótimo no shampoo para cabelos normais. Com suas propriedades antioxidantes, misturado ao óleo de babaçu, tem ação protetora dos fios.
Tem uma outra frutinha de nome bastante estranho o taperebá ou caja-mirim. Esta aí ao lado. Que se parece com nosso cajá manga, mas é bem menor. Esta fruta, na verdade, é originária da África e se adaptou muito bem ao clima amazônico. É fonte de cálcio, fósforo, ferro, Vitaminas B1, B2, Niacina (Vitamina B3), Vitamina C e também contém proteínas.
O cupuaçu, primo do Cacau, por isso também conhecido como o "Chocolate da Amazônia" é realmente uma fruta originária da própria floresta amazônica. Indicado para cura de doenças do trato intestinal, dentre estas diverticulite.
O shampoo de cupuaçu é "o shampoo" para cabelos danificados pelos agentes naturais e tratamentos químicos. Estes vidrinhos aí do lado eu adquiri em Manaus. Tanto o shampoo, quanto o condicionar são excelentes.
Por fim, a fruta eleita pela "excursão amazônica" foi a graviola. O sabor do suco é simplesmente divino. Mas a graviola é muito mais do que um suco. A fruta é utilizada pelos índios como vermífugo. E pesquisadores estrangeiros têm estudado as propriedades anticancerígenas das folhas. Existem estudos que comprovam que a ação da graviola é dez vezes (!!!!) mais potente que a quimioterapia na redução de tumores. E melhor, só ataca as células cancerígenas, não mata aquelas que estão saudáveis como pode acontecer nos tratamentos convencionais. Sobre isto vale apena, para aqueles que tiverem interesse, procurar por um remédio fitoterápico que existe nos EUA chamado N-tense. É produzido com material exportado da Amazônia. Tem sido muito utilizado com sucesso no tratamento do câncer, associado com os tratamentos tradicionais. Vale tentar, pois como diz o ditado popular o "o que não mata, engorda".
E tem muitas outras, como as aí do lado, sobre as quais com o tempo eu vou falando devagarinho pra vocês e trazendo receitinhas espantosas. Prometo. E vai ter outras que nem vou citar, como o fruto do Guaraná, por exemplo. Pois este já é paixão nacional.
Nada como acordar e encontrar uma mesa linda e decorada com estas frutas. Foi um privilégio que agradecerei até o fim da minha vida. Aprendi que fruta faz bem para o coração e para a alma também.
Um dia "vitaminado" para todos.
Beijo grande.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
E então? Conte-me o que você acha.