sábado, 4 de agosto de 2012

Segredo da Amazônia: X-Caboclinho






Vocês estão vendo que descobri muitos segredos na Amazônia. E a culinária, apesar dos recursos limitados, mostrou-se riquíssima e cheia de segredos e ingredientes exóticos. Por isso, não consigo parar de falar neste assunto. Pelo menos, até as receitas mais legais e gostosas serem divulgadas.




Um destes segredos que eu descobri conversando com os nativos é a utilização de uma semente riquíssima em vitamina A, o Tucumã. Este fruto da floresta chega a ter 10 vezes mais vitamina A que uma cenoura. E também é fonte de vitamina B. Os índios a utilizam largamente o tucumanzeiro, desde a palha da árvore, passando pela carne ou polpa do fruto e a semente para o artesanato. Mas, é beeeem calórico!




A manteiga do tucumã é excelente bálsamo para cabelos e hidratação da pele.


O Tucumanzeiro é uma palmeira altíssima e seu fruto é este aí acima. A sua polpa tem uma coloração meio alaranjada e o sabor é característico e inigualável. Não tem nada que se compare. Não é muito forte, nem amargo. É bem suave e meio adstringente. Só provando pra saber! Nunca comi nada igual. 


Primeiro eu provei o risoto de tucumã, feito no restaurante do Amazon Jungle Palace. Este é o hotel flutuante em que nos hospedamos no Rio Negro. Vale conferir, o hotel é novinho e o serviço é impecável. 
Entrei na cozinha, aprendi muitas coisas. Fotografei, capturei as receitas.  Mas, usei touca e não podia mexer em nada. A cozinha deles é absolutamente limpíssima. Deixei a sous chef,  Janderlaine, loooca! Ela não queria tirar foto e eu com meu jeitinho.... capturei a índia no iPad!




Oi, Janderlaine, obrigada por ter me deixado espiar a sua cozinha! Depois vou mostrando pra vocês aqui no blog o que mais eu capturei nesta cozinha. Eles têm até um Chinois!

Depois o Sid, o maitre do restô, lançou uma novidade e quase me matou de curiosidade me explicando o que era o X-caboclinho o tal sandwich em que se utiliza a polpa do tucumã. Daí pra frente eu não sosseguei até que  chegando a Manaus... comi o troço no café da manhã. Ótimo. Fiquei alimentada a manhã toda e só assim consegui força e coragem para nadar com os botos cor de rosa!







Aí as fotos do X-caboclinho. A primeira só o pão francês com a polpa.

Abaixo a receita completa: polpa do tucumã, queijo coalho, ovo frito, pão francês.






Este sanduba deixou saudades...

Beijos e bom fim de sábado a todos.

Um comentário:

E então? Conte-me o que você acha.