terça-feira, 7 de agosto de 2012

Salada Anticâncer: Salada de Batatas Nicola

Há algum tempo tenho sido surpreendida por uma série de pessoas queridas e muito próximas que me contam sobre a descoberta de um câncer. No passado, já tive algumas experiências com avós e tios. Mas, o que mais tenho visto atualmente são pessoas muito jovens, fortes e cheias de vida. E comecei a estudar este assunto, que é triste, é chato. Mas, tento olhar de uma outra perspectiva. Como podemos combater esta doença que a cada dia está mais próxima de nós? Esta é parte das minhas buscas no mundo da culinária, caminho que eu escolhi trilhar.

Nas minhas buscas, minha guru me falou de um livro que vocês já devem conhecer (Anticâncer, de David Servan-Schreiber, Ed. Fontanar). Trata-se de um médico francês que em suas pesquisas  acidentalmente descobriu que ele tinha tumor no cérebro. Ele lutou contra a doença  e  desenvolveu um método que inclui alimentação como fator chave, dentre outras formas de combate e se curou! Ou melhor, como ele diz, mantém o câncer afastado, pois todos nós temos um câncer dormindo lá no fundo (uuuuiiiii!!!!). Xô, coisa ruim! Eu vou seguir este livro de cabo a rabo!

Este livro é a princípio assustador, pra não dizer aterrador. Mas, traz soluções que estão ao alcance de todos. Então, vamos lá sem chororô (como diz minha pequena). Se não forem boas as dicas, também não devem ser ruins. O médico indica no livro uma série de alimentos que são "anticâncer". Dentre eles, a batata da espécie Nicola e o atum, mesmo em conserva, desde que moderadamente. 


A batata é aquela que encontramos no mercado no Brasil. Nossa velha conhecida! 


É com estes dois ingredientes que eu criei uma saladinha gostosa, fácil, molezinha e que pode ser servida com o pãozinho do post de ontem e uma saladinha de folhas e tomatinhos cereja (também são alimentos anticâncer). Batizei a salada de 'Salada de Batatas Nicola' não só pelo tipo da batata, que é o ingrediente principal, mas em homenagem ao avô do meu marido, um senhor italiano de nome Nicola, que eu infelizmente não tive o prazer de conhecer. Mas, o olhar e o sorriso da foto que está em nossa cabeceira me cativou.

Allora! La ricetta della Salada de Batatas Nicola       

Molho: 

1 colher de chá de sal ou gersal
1 colher de chá de mostarda
30 ml de azeite de oliva extravirgem
1 colher de chá de sucralose para culinária
1 colher de sopa de vinagre branco (orgânico)
1 ovo cru 
2 colheres de chá de creme de leite azedo
1/4 de copo de água

* Misturar e chacoalhar todos os ingredientes em uma molheira ou coqueteleira até formar uma única solução amarelo clara.

Salada:

Ingredientes:

1/2 do molho acima (a outra metade vc pode guardar na geladeira e ir regando suas saladas por uns dias ou mesmo a saladinha de tomatinhos que acompanha esta).
6 batatas Nicolas sem casca
1 lata de atum em água em conserva
1 colher de chá de dill ou endro desidratado e picado
1/4 de cebola pequena ralada 
1 colher de sopa de sal
azeite de oliva extravirgem

Modo de Fazer: Cozinhe as batatas na água e sal até ficarem bem macias. Espetando com o garfo elas devem se partir. Pique as batatas grosseiramente ainda quentes. Em uma tigela funda, coloque o molho e a cebola radala, misture as batatas picadas e salpique com o dill. Misture tudo. Por fim, dê uma última regada de azeite. Só uns fiozinhos para deixar o colorido mais bonito.



Beijos!







4 comentários:

E então? Conte-me o que você acha.