Hoje vou fazer uma outra comemoração aqui no blog. De novo, de novo! E dá-lhe comemoração. É, gente, em agosto eu fico catando assunto pra comemorar e fazer festa, como todo bom leonino. Não serve só o meu aniversário. Um dia é tão pouquinho... E, quem souber de alguma festa em agosto e quiser uma palinha é só chamar. Está aberta a temporada de eventos! Aceito encomendas também.
Hoje estou comemorando o Dia Mundial de Combate ao Colesterol. E em suporte ao evento, eu vou apresentar esta receita da Sopa de Cevadinha e Cogumelos. Tem nome de gente, não, viu! São tantos os eleitos que precisam baixar o seu nível de colesterol, inclusive esta blogueira que vos escrever, que eu fiquei na dúvida de quem seria o homenageado do dia. Então, só quero dizer: fora Colesterol!!!!!
E, muita gente não sabe que ao lado de alimentos como a aveia, a cevadinha é um dos grãos integrais que mais ajuda na redução dos níveis de colesterol, apesar de a cevadinha ser um cereal cultivado desde a Antiguidade.
Vamos lá. Vou dar outra sopinha pra vocês:
Sopa de Cevadinha e Cogumelos
1 colher de sopa de azeite de oliva
2 talos de alho porró picadinhos (só a parte branca)
60 gramas de cevadinha, deixada de molho 2 horas antes do preparo
1 litro de caldo (o que ensinei para a sopa de Cebolas ou o abaixo)
1 1/2 de água
20 gramas de cogumelos porcini secos, deixados de molho por 45 min na água quente
1 cenoura grande, ralada grosseiramente
sal a gosto
Modo de fazer:
1 Aqueça o azeite em uma panela de fundo grosso, depois acrescente o alho porró e cozinhe este até que fique bem macio, sempre mexendo na panela pra não tostar. É só pra suar o alho porró!
2 Adicione a cevadinha e cozinhe por 2 min, até que se misture bem ao alho porró. Acrescente o caldo, os cogumelos. Atenção! A água dos cogumelos não deve ser usada, pois pode conter um pouquinho de terra e uma borra. Despreze a água dos cogumelos, depois que retirá-los da mesma com a ajuda de suas mãozinhas (rs!) ou de uma colher. Deixe cozinhar por cerca de 1 hora ou até a cevadinha estar macia. Vá acrescentando a água aos poucos e a gosto, pois com o cozimento o caldo reduz muiiitoooo.
3 Acrescente a cenoura e continue a cozinhar por mais 5-6 minutos, até que a cenoura também esteja macia. Acrescente sal a gosto.
Caldo alternativo:
1 cebola grande em rodelas
3 dentes de alho
3 talos de salsão picados
1 tomate grande e bem maduro
3 raminhos de alecrim
5 folhas de louro
2 tiras da casca de um limão taiti
1,5 litro de água
Modo de fazer: Fever e cozinha todos os ingredientes em fogo brando por 30 min. Coar o caldo e desprezar os legumes.
Huummm! Aproveitem o inverno com uma deliciosa sopa no jantar. Super light!
Beijo grande!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
E então? Conte-me o que você acha.