De volta pra floresta. Hoje acordei com um cheiro de lá na minha memória olfativa. Outro dia no post da Omelete estava contando a vocês sobre o cheiro de Paris. Pois hoje, eu posso contar que num dos dias lá no Rio Negro saímos cedíssimo num barco por dentro da floresta alagada e no meio do caminho senti um cheiro poderoso. Eu perguntei ao índio: tá sentindo o cheiro? Ele não titubeou: é erva cidreira! Paramos o barco, que já deslizava devagar pelo espelho d'água, pra sentir o cheiro. Que delicia! Cês já estavam pensando coisa errada, né?
Então, fui adaptar uma receita do Amazonas para o almoço do Café Vélo Vert. Digo adaptar, porque aqui em Sampa se pode até encontrar todos os ingredientes no Mercado Municipal. Mas, fica muito mais fácil trazer pra nossa cultura a receita e mesclar os ingredientes locais com os da Amazônia.
Os peixes da Amazônia são um capítulo a parte. Mira, meu (rs). Veja tanta coisa linda que encontramos no Mercado de Peixes de Manaus. Este enrolado aí é o "Bacalhau da Amazônia", o Pirarucu. Eles fazem um tipo de charqueado pra armazenar o peixe. Tem também o Filhote - com até 300 kilos!. Imagine os pais (Kkkkk). Encontra-se, ainda, o Surubim e o Acari Bodó (peixe cascudo). Piranha! E outros tantos.
Aqui não tem jambu. Que pena... Está é uma erva que eles comem muito com peixe, com purê de batatas e no risoto também. Ela dá uma certa dormência na língua e tem um sabor meio picante. E junto com o Tucupí fica uma delícia. Em Belém, então, onde os chefs são sofisticadíssimos... tem cada receita!
Então, vamos pra receita meio "apaulistada", mezzo "italianada de minha própria autoria:
Tambaqui na grelha com falso risoto de Castanha do Pará
Ingredientes do Peixe:
12 pedaços de filet de Tambaqui congelados (encontra-se no Supermercado)
3 dentes de alho amassados
1 limão (suco)
2 ramos de alecrim fresco
sal a gosto
12 pedaços de filet de Tambaqui congelados (encontra-se no Supermercado)
3 dentes de alho amassados
1 limão (suco)
2 ramos de alecrim fresco
sal a gosto
Modo de Fazer: Deixar o peixe marinando no suco de limão, com o alho e o alecrim por 45 minutos. Grelhar numa grelha ou frigideira de ferro. Utilizar sal a gosto.
Ingredientes do Risotto:
300 gr de arroz branco comum já preparado
1/2 cebola picadinha
10 castanhas do Pará picadas grosseiramente
2 colheres de sopa de creme de leite
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 colher de manteiga
sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Fazer: Numa panela para arroz de fundo grosso, aqueça a manteiga. Doure a cebola. Acrescente as castanhas e frite-as por alguns minutos até ficarem douradas também. Acrescente o arroz e deixe esquentar. Coloque um pouco de água morna se estiver muito seco. Por fim, adicione o creme de leite e o queijo ralado. Incorpore estes últimos ingredientes ao arroz em alguns minutos. Desligue o fogo e também a panela. Deixe descansar por dois minutos antes de servir.
Agora nem pensar em dormir depois do almoço, viu?!
Vamos pedalar nesta aí. Força na peruca!
Boa tarde e até amanhã. Amanhã é dia de festa! Oba!!!!!
Beijos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
E então? Conte-me o que você acha.