Break na Amazônia again, pois como já repeti milhares de vezes o lema do blog é postar apenas o que eu já fiz ou já provei, pelo menos uma vez. Então, como ainda estou executando as receitas coletadas na viagem, irei trazendo as mesmas a medida que eu for concluindo o preparo e tendo certeza de que funcionam. Assim tiro fotos pra postar aqui.
Bem, pra início de conversa esta semana, eu quero trazer uma receita de pão. É meio sofisticadinha (eu falo de básico, mas não consigo fazer nada muito basiquinho, não!). Mas, não é difícil, não. Animem-se. Nem que seja no fim de semana, tá?
Ou melhor, vamos combinar que qualquer pão é básico. E, hoje em dia, fico muito triste em ver pessoas que acreditam nestas dietas mirabolantes em que o pão é completamente excluído do cardápio. É claro que não dá para comer muito pão. Mas, aquelas duas fatias pela manhã são básicas e fundamentais para um dia funcional e mais feliz. Quem puder, e fizer exercícios aeróbicos, pode até acrescentar outras ao longo do dia. Tudo depende do seu organismo e do seu nível de esforço.
O problema do pão hoje em dia é que ninguém tem tempo pra nada. Então, compramos o pão cheio de gorduras e aditivos, açúcares e bromato. Comemos um sandwich no almoço, quase todo dia, com queijo gorduroso (eca!). Eu fiz isto por quase 16 anos! Acho que só cheguei aqui, pois sempre tive alguma rotina de exercícios (com alguns períodos de break, quando o ritmo apertava muito). E nas outras refeições compensava.
Mas, hoje em dia, uma das minhas prioridades é fazer meu próprio pão. E de preferência sem açúcar. O fermento eu ainda uso o industrializado, mas logo logo estarei criando o meu próprio, natural. Made in Café Vélo Vert. Na receita de hoje, que originalmente tem açúcar, eu substitui por sucralose para culinária. Ficou muito bom. Aí vai:
Pão com Abobrinha, Hortelã e raspas de limão siciliano (*)
Ingredientes:
400 gramas de farinha de trigo
50 gramas de farinha de milho (tipo flocos)
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar (ou 1 colher de sopa de sucralose)
2 colheres de chá de fermento biológico instantâneo (ainda me livro disto!)
75 ml de azeite
raspas de um limão siciliano
2 colheres de sopa de hortelã fresca picadinha
1 abrobrinha grande (tipo italiana) ralada em tirinhas
175 ml de água
Modo de Preparo: Rale a abobrinha em tiras, ponha em um escorredor e misture com 2 colheres de sopa de sal. Deixe descansar por 30 min. Lave em água abundante e seque bem. Após, misture os quatro primeiros ingredientes com o fermento. Faça um buraco no meio e vá adicionando a água aos poucos, até obter uma massa homogênea e macia. Sove esta massa em uma superfície polvilhada de trigo até obter uma massa elástica. Acrescente à massa, a abobrinha, a hortelã e as raspas de limão. Faça uma bola e deixe descansar numa superfície untada, coberta por um filme de PVC. Deixe crescer até dobrar de tamanho. Sove a massa de novo para tirar o ar que ficou lá dentro. Divida a massa em duas partes e disponha em duas formas alongadas para pão ou apenas em uma, como eu fiz, de bolo inglês. Cubra com PVC novamente e deixe dobrar de tamanho de novo (cerca de 10 min). Preaqueça o forno a 200 C. Depois asse o pão por aproximadamente 30-35 min. Desenforme o pão apenas quando esfriar.
Fica uma delícia com queijo cottage ou acompanhando um prato de salada. E a abobrinha é um ingrediente antiestresse, pois contém alto teor de niacina ou vitamina B3 ou PP, que remove substâncias tóxicas do organismo, auxiliando na produção de hormônios, como os sexuais e os relacionados ao estresse.
Beijo grande para os meus hóspedes cativos do Café Vélo Vert
que nos deixaram hoje.
Boa semana a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
E então? Conte-me o que você acha.