De volta pra Sampa! Passeio de paulista no domingo é na Liberdade. E é uma delícia! Eu adoro fuçar nas lojinhas e comprar umas facas e panelas. As facas são as melhores do mundo. Sem falar nos utensílios para guardar coisinhas e lanchinhos. Tudo sempre é novidade. Pra quem tem TOC de organização, então, é o paraíso. Você pode até pensar que está em Tokyo ou em Chinatown, mas olha pro lado e vê o mix de culturas que só o Brasil tem. É japonês com nordestino. Coisa de louco. Mas, é isto é que é legal!
Foto: Renato Spadafora
Meu romance com comida japonesa remonta a mais tenra infância, quando meu pai, que trabalhou mais de 30 anos com japoneses, educou-nos ao modo japonês de organização e métodos (5S), apresentava as comidas e os amigos de olhinhos pequenos. Meu primeiro sashimi, acho que tomei na mamadeira. Tô brincando, mas devia ter uns 5 anos e fui convidada por ele: "vem aqui ver se gosta disto". O peixe estava cru e eu amei! Hoje em dia as crianças já nascem sabendo o que é sushi e sashimi, mas há uns quarenta anos atrás a cultura japonesa não era nada difundida no mundo.
Fui tão exposta a esta cultura, que o cara do RH do banco em que eu trabalhava, um sansei, um dia me disse que eu era meio japonesa. Aliás, meio japonês de negócios! Então, tive confessar meu passado, minha infância e minhas lembranças. Minha primeira boneca era uma japinha!
Bem, a receita de hoje eu repito de aprender na cozinha da minha mãe. Ela era loura platinada de olhos amêndoa esverdeados e se aventurou em Tokyo nos anos 80 sem falar inglês, nem japonês. Ia a farmácia sozinha comprar desodorante e voltava com um laquê! Entrava nos trens e as mulheres riam dela. Mas, ela é fogo na roupa. Aprendeu tudo, tudinho. E nos ensinou também.
Eu descompliquei a receita um pouco em termos de ingredientes e passo a passo pra ficar mais fácil. Ah, mas antes é bom lembrar que o Yakissoba, na verdade, é uma comida chinesa, feita com o macarrão sobá de trigo sarraceno. Porém, no modo de cozinhar japonês a receita é mais light, do que à moda chinesa. O trigo sarraceno é antioxidante e muito bom para mulheres em fase de pré menopausa.
Segue a receita de hoje:
Yakissoba
Ingredientes:
1 maço de brócolis japonês cortado em pequenos ramos
1 cenoura cortada em fatias na transversal
1 cebola média em pétalas picadas em quadrado
4 folhas de acelga grandes
1/2 pimentão vermelho cortado em quadrados
2/3 de xícara de shoyu
2 colheres de sopa de Maizena ou amido de milho
1 colher de chá de óleo de milho ou soja
50 gramas de moyashi ou broto de feijão
50 gramas de moyashi ou broto de feijão
150 gramas de filet mignon cortado em quadrados de espessura bem fina na ponta da faca (japonesa!)
sal a gosto
Modo de fazer: Numa frigideira tipo wok, aqueça metade do óleo e frite a carne. No modo japonês não se põe sal, pois o shoyu o substituirá, mas se você não vive sem sal, ponha a gosto. Reserve a carne. Coloque o macarrão para cozinhar em água fervente apenas. Na mesma frigideira, coloque mais um pouco do óleo e aqueça. Cozinhe primeiro a cenoura, depois que já estiver al dente, acrescente o brócolis, e pela ordem o pimentão, a cebola e a acelga e vá cozinhando tudo junto até que a acelga esteja macia. Numa xícara, coloque o shoyo, a água e dissolva nesta mistura a Maizena. Quando o macarrão já estiver cozido, junte-o aos legumes e a carne de novo na frigideira e acrescente a mistura da xícara. Misture tudo e deixe o caldo engrossar um pouco. Pronto, agora é só servir bem quentinho.
Pronto, todo mundo pode fazer Yakissoba! E não precisa ter olho puxado não, viu?!
Beijos!!!
Minha querida, estou encantada não só com as receitas mas também com seu lindo modo de narrar suas histórias!! CATIVANTE ! Esta é a melhor palavra para definir a delícia que é te acompanhar aqui! Bjus bjus Marcia a " dinda"
ResponderExcluirEEehh! Obrigada pela força. Estava sentindo sua falta. Já estava ficando preocupada. Beijos
ResponderExcluir