Esta semana, tenho que ficar boazinha e comportada. Então, aguentem firme aí, que vem mais receita light! Não percam as esperanças, porque a probabilidade de eu degringolar até o fim da semana aumenta em proporção geométrica. Parece até a Capital. Sempre pode acabar em Pizza!
A sopa proposta para substituir o jantar de hoje me pareceu meio insossa. Eu tenho preconceito de ervilha de tanto que eu li o conto "A princesa e a ervilha". Mas, disseram que era bom pro colesterol (de novo!) e eu provei no meu jantar de ontem. Bem, é o tempero que levanta o astral, vamos combinar. Ótima pedida para uma noite seca e fria de inverno. Aquece e reidrata.
A ervilha seca é um grão que tem alto teor de proteínas, vitaminas A, do Complexo B e C, potássio e magnésio. Item imprescindível numa receita vegetariana. Nesta semana detox, nem se fale! Dentre as inúmeras propriedades medicinais, estão a ajuda no tratamento de pedra nos rins. Certamente, é o ingrediente indicado para nos ajudar na limpeza do organismo.
Adicione-se o tomilho, que tem um cheiro mágico. Eu adoro. Outro dia pesquisando, fiquei sabendo que desde a Grécia antiga e em Roma, o tomilho era usado no banho e nas roupas dos soldados para lhes garantir disposição nas longas jornadas. Tem uma história de bruxa com caldeirão na Idade Média também, mas vamos pular pros tempos atuais e partir pra receita minha gente.
Tomilho em flor
Eu já estou ficando fácil mesmo (rs!). Vai aí outra sopinha que estou dando pra vocês:
Sopa de Ervilha Seca, Cenoura e Tomilho *
Ingredientes:
250 gr de ervilha seca (previamente de molho por 2 horas)
6 xícaras de chá de água
1 xícara de chá de cebola picadinha
1 xícara de chá de cenoura em rodelas
Uma colher de chá de tomilho ou a gosto
Cheiro-verde picado
4 colheres de chá de azeite de oliva
4 colheres de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de leite desnatado
sal a gosto (mas não muito! rs)
Modo de Fazer: Em uma panela, juntar a ervilha, a água e a cebola e cozinhar por cerca de 20 min. Coar, reservando a ervilha e o líquido separadamente. Despejar o líquido de volta na panela e acrescentar a cenoura e os temperos. Cozinhar por mais 20 min. Adicionar a ervilha e deixar cozinhar até que fique macia. Em uma outra panela, aquecer o azeite, juntar a farinha mexendo sempre e adicionar o leite. Cozinhe até engrossar. Incorpore este molho branco à sopa mexendo bem. Servir quente.
Depois é só dormir e.... sonhar....
Mas antes disso.... Bom dia para todos!
Beijuuss!!!
*receita adaptada do Livro "Emagrecer é ...Sopa", Dr. Marcio Bontempo, ed. Best Seller, 1997, p.67.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
E então? Conte-me o que você acha.