terça-feira, 28 de agosto de 2012

Tramezzini de Pepinos e Ervas


"É de pequenino que se torce o pepino." Já dizia o ditado popular. E foi assim na busca por alternativas mais saudáveis para o lanche das crianças - que hoje em dia só querem comer biscoito, pizza e pão de queijo (!) - é que eu cheguei nesta receitinha fácil e simpática dos tais sanduichinhos de pepino. E sabe que no fim até me animou servir como uma entradinha em encontros com os amigos, pois dependendo da apresentação fica super chic. E quebra o galho com aquela amiga veggie, pois eu tenho muitas delas. Inclusive, não contem pra ninguém, mas eu mesma fico adepta ao vegetarianismo em alguns longos períodos do ano.

E outro dia alguém me perguntou se esta receita era vegan. Não, não é. Só é vegetariana. E, por sinal, vocês sabem a diferença entre veganismo (ser vegan) e vegetarianismo (ser vegetariano ou veggie)? O veganismo é uma filosofia de vida que repudia o uso de qualquer produto animal pelos humanos seja para que fim se destine, inclusive para alimentação. Então, o veganismo é muito mais do que uma dieta alimentar. Este termo foi cunhado na Inglaterra em 1944, quando se fundou a The Vegan Society por pessoas que se desfiliaram da The Vegetarian Society por questões ideológicas. Já os vegetarianos são pessoas que adotam uma dieta em que, de modo geral, estão excluídas as carnes. No entanto, em alguma linhas vegetarianas se pode consumir até peixes, ovos, leite e outros produtos animais, desde que não sejam carnes, inclusive de frango.

Outro fato interessante é que olhamos o pepino, que é o ingrediente base da receita, e pensamos que só tem água. Qual será o benefício deste vegetal de forma fálica e estranha, minha gente? Vocês pensaram no marciano, no E.T. de Varginha, não foi? Enganaram-se o pepino é um diurético natural e super recomendado para aqueles que sofrem de pedra nos rins. Tem alto poder emoliente e hidratante. A sua polpa contém vitamina C, potássio e ácido cafeíco, que ajudam o restabelecimento do organismo, combatendo ou evitando processos inflamatórios. Estes são só alguns dos benefícios, além dos inúmeros outros que eu poderia desfilar aqui, mas falta espaço no blog.

Passo, então, para a receita. Vejam na foto que lindinhos que ficam! Super dica para quem recebe vegetarianos... ou não!

Tramezzini de Pepinos e Ervas

Ingredientes:

2 fatias de pão de forma integral sem casca
2 fatias de pão de forma branco light sem casca
12 rodelas de pepino japonês cortadas bem fininhas
2 colheres de chá de cream cheese light
2 colheres de chá de ervas picadas (salsa, cebolinha e dill)

Modo de fazer: Pique e quase triture as ervas frescas com a ponta da faca. Misture as ervas ao cream cheese até obter uma pasta. Passe a pasta num dos lados de cada fatia de pão. Para cada sanduíche disponha uma fatia de cada tipo de pão, integral ou branco. Recheie os sanduíches com as rodelas de pepino. Corte cada sanduíche em mini sanduichinhos para a apresentação final.

Rendimento: 16 tramezzini

Vale servir os sanduíches cobertos por um punhado de broto de alfafa. Fica super delicado!

Aproveitem a receita e bom dia!

E bem-vindo, Pedro, que logo, logo vai estar andando na bike e na vibe do Café Vélo Vert.



Beijos mil!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E então? Conte-me o que você acha.