E para fechar a semana detox... É, pessoal, semana no blog passa mais rápido, viu? Lembram-se de que eu falei da proporção geométrica? Olha eu aqui já me preparando para enfiar o pé na jaca. Preparem-se!
Bem, voltando aqui ao tema da mini semana, vamos fechar o período detox com uma receita revitalizante. Nada mais natural, depois de limpar e reidratar o organismo, que o trinômio se feche com a revitalização. Limpar, reidratar e revitalizar.
A receita que eu preparei é muito fácil e os ingredientes foram pensados não só em função da cor, do aroma e do paladar, mas porque assim como o período detox, o ingrediente principal, que é o peixe do tipo Saint Peter, será sustentado pelo trinômio: laranja, alho porró e pimenta rosa.
Primeiro vou falar do peixe. Ótimo, ótimo. Delicioso. Sou fã. Anticâncer e colesterol. Super light. Conta a lenda que o Saint Peter ou tilápia vermelha foi o peixe no qual São Pedro encontrou uma moeda de 1 estater dada em pagamento de impostos que estavam sendo cobrados de Jesus (Mateus 17, 24-27). Esta passagem bíblica não menciona a tilápia, mas a crença popular é de que seria este o peixe, daí a denominação de Saint Peter.
A laranja é o máximo. A começar pela cor. Antioxidante, antiinflamatório natural, fonte de Vitamina C e cálcio. E, cicatrizante. É isso mesmo. Está totalmente abalada a tese de que aqueles que têm úlcera gástrica não podem tomar suco de laranja. Passado. A Vitamina C ajuda a cicatrizar e regularizar a ácidez gástrica.
Sobre o alho porró acho que já falei, mas não custa lembrar, das suas propriedades digestiva, estimulante e sobretudo diurética.
Agora, a surpresa pra mim é o terceiro ingrediente. A pimenta rosa ou pimenta da aroeira não é mesmo uma pimenta. É um fruto da árvore denominada aroeira-mansa ou aroeira de pimenta. Muito linda. Esta aí no início do post. O grãozinho, que é seu minúsculo fruto, tem propriedades antiinflamatória, depurativa e também cicatrizante. Sem falar no perfume. Delicioso.
Então, com tudo de bom que se tem nesta receita super light, fica totalmente certificada e autorizada com o selo Café Vélo Vert para fechar o cíclo detox como a última refeição da última noite deste período em que vivemos praticamente a base de líquidos e vegetais. A receita é minha criação. Não é copiada de nenhum lugar, não.
Saint Peter com Molho de Laranja, Alho Porró e Pimenta Rosa
Ingredientes:
3 filés de Saint Peter frescos (cerca de 470 gr)
suco de duas laranjas pêra
1/2 talo de alho porró (parte branca) em rodelas
1 colher de chá de manteiga
1 pitada de sucralose para culinária
azeite de oliva
sal a gosto
Modo de Fazer: Primeiro, prepare o molho. Numa panela pequena, derreta a manteiga. Refogue o alho porró até que fique macio. Acrescente o suco de laranja e a pitadinha de sucralose e deixe este molho reduzir durante mais ou menos 5 min. Corrija o sal a gosto. Em uma frigidera aquecer um fio de azeite e grelhar o Saint Peter. Assim que um lado estiver dourado, vire-o com cuidado até que esteja todo grelhado. Cada filé tem seu tempo próprio de cozimento dependendo da espessura e do tamanho. Sirva com o molho por cima.
Com tanta cor e energia revitalizada, vamos pedalar por aí.
Beijos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
E então? Conte-me o que você acha.