quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Stroganoff direto de São Petesburgo




Esta semana vai ser meio randômica, a outra metade vai ser esculhambada mesmo. Nenhuma coerência entre as matérias dos posts. Não combinei com os russos. E não sei se vou agradar aos gregos e troianos. Os romanos, nem se fale! Aliás, nenhuma receita de Roma até o momento, né? Mas, vamos lá. Muitas datas e amigos pra homenagear. E muitas lembranças, especialmente daquele tempo em que eu dançava Ballet clássico.

Então, aprendi a apreciar muito a Rússia. Inclusive nas audições os coreógrafos me escolhiam apontando, quero aquela russa ali na frente. No princípio eu olhava em volta, depois me acostumei tanto que nem pestanejava. Falava em russa, ia eu mesma. Acho que devo ter furado muita fila.

Apesar de atualmente não gostar tanto de carne, por muitos e muitos anos meu prato preferido sempre foi o stroganoff. E dizem os livros de história da culinária que a receita foi criada em São Petesburgo e depois os franceses acrescentaram os cogumelos Paris.

Esta receita eu já repito há anos, mas no domingo me chegou a notícia - pois notícia neste mundo virtual tem pernas curtas - de que tem amigos na Rússia acompanhando o blog. Здравствуйте! (Olá!) 
Я рад, что их здесь. (Estou feliz por tê-los aqui.). Então, decidi repetir a receita. Um sucesso!

Vamos a receita sofisticada, porém executável. Trata-se de um estilismo da receita mais tradicional do Stroganoff. E no lugar da vodca ou do conhaque eu coloco whisky (Meu tio vai se revoltar com este post!). Segue o passo-a-passo:

Stroganoff

Ingredientes:

350 gramas de filet mignon em tirinhas
1 cebola pequena picada
1 colher de sopa de manteiga
½ colher de chá de paprika picante
½ xícara de chá de whisky
1 xícara de chá de água morna
1 colher de sopa de mostarda com ervas
5 galhinhos de dill ou endro fresco
100 gramas de cogumelos Paris ou Portobello cortados em tirinhas
100 gramas de creme de leite
sal a gosto


Modo de Fazer: Numa frigideira grande, aqueça a manteiga e sue a cebola até ficar macia. Refogue a carne com sal por cerca de 8 min. Junte a paprika e incorpore a carne. Depois despeje o whisky e flambe a carne. Cozinhe por mais 5 min aproximadamente. Acrescente o dill e os cogumelos e deixe cozinhar por mais 5 min. Acrescente a água morna após este cozimento ou mesmo antes se a carne secar muito. Cozinhe por mais 5 min. Adicione, por fim, o creme de leite  e o incorpore aos demais ingredientes. Desligue logo o fogo para o creme de leite não talhar.









Bons acompanhamentos para este prato são arroz branco, batatas fritas, batatas cozidas sautés, blinis de batatas  ou mesmo spätzle (massa alemã). Logo, logo, dou a receita desta massa.




Beijos!



2 comentários:

  1. UAU!!! Quantas delícias você tem ensinado! Estou apaixonada pelo blog!! bjos da flor.

    ResponderExcluir
  2. Querida, obrigada. Aproveite, faça e combine com um vinho. Depois me contem qual foi. Beijos e saudades. Le

    ResponderExcluir

E então? Conte-me o que você acha.